Zuccardi Valle de Uco em Mendoza, Argentina, foi eleita pela terceira vez como a melhor vinícola do mundo no ranking World's Best Vineyards. Além do vinho, merece destaque o trabalho na adega realizado pelos arquitetos Tom Hughes, Fernando Raganato e Eugenia Mora. Conheça o projeto a seguir, acompanhado de fotografias do estudio García+Betancourt.
De acordo com os autores do projecto, a proposta arquitectônica responde a dois requisitos essenciais. Primeiro, ser um edifício funcional para atender às necessidades específicas do programa, com o rigor que um processo de vinificação de altíssimo nível requer. Em segundo lugar, e não menos importante, o caráter turístico do lugar, destacando a imponente paisagem e colocando o visitante no papel de protagonista.
O enoturismo se tornou muito importante tanto para a indústria como para a província e o efeito cascata resultante tem feito surgir estabelecimentos e atividades em torno deste fenômeno em áreas basicamente agrícolas. Hotéis, restaurantes, empreendimentos imobiliários, entre outras iniciativas, exploram os limites da criatividade para oferecer aos visitantes a experiência de conhecer o fascinante mundo do vinho e descobrir os valores deste lugar. — Dos arquitetos
Do ponto de vista produtivo, a adega estrutura-se através de um eixo central que conecta todas as áreas operativas, uma espécie de espinha dorsal que se repete nos três pisos. No subsolo se localizam os tanques de vinho, no térreo ocorre todo o processo produtivo, e no pavimento superior estão o laboratório e a administração.
A edição deste ano reconheceu outros expoentes latino-americanos como a Bodega Garzón em Maldonado, no Uruguai (4º lugar), a Viña Montes no Vale de Colchagua, no Chile (5º lugar), e a Viña VIK no Vale Cachapoal, no mesmo país (8º lugar).
Conheça mais detalhes da Vinícola Zuccardi Valle de Uco e veja a lista completa elaborada pela World Best Vineyards 2021.