O cultivo de alimentos foi um dos grandes eventos históricos que marca a evolução da nossa sociedade. O domínio de técnicas de agricultura foi fundamental para a evolução de uma sociedade nômade para a sedentária. Séculos mais tarde, a produção agrícola se torna uma das principais forças a moldar o território. O fenômeno pode ser visto nas imagens aéreas que selecionamos a seguir.
Nos primórdios da humanidade, humanos se organizavam em grupos nômades que migravam de território em território sazonalmente, em busca de água e alimentos. Essa forma de organização social foi sendo transformada à medida que se descobriam técnicas de cultivo e criação de animais, as quais abriam a possibilidade de grupos se fixarem no território, trocando a vida nômade pela organização sedentária. A introdução da agricultura como prática humana implicou na ocupação e transformação do território natural, buscando plantar e extrair da terra aquilo que era necessário para a sobrevivência. É a partir da agricultura que se desenvolvem as primeiras civilizações.
O avanço da tecnologia impacta na agricultura, principalmente a partir dos processos de industrialização da Revolução Industrial. Se a agricultura implica em alguma intervenção no território, quanto mais a tecnologia avançou, maiores foram as possibilidades de intervenção no meio natural, desde a mecanização da plantação e da colheita, que permitiu o alargamento da produção, até intervenções mais agressivas como a possibilidade de irrigação em territórios desérticos e a transposição de rios. Ao mesmo tempo que a agricultura foi a atividade que conectou a humanidade com o território, ela se tornou o grande agente interventor e modificador da paisagem.
Ao mesmo tempo que vemos intervenções massivas no território com o objetivo de ampliarem as “áreas produtivas”, enfrentamos também números crescentes de pessoas em insegurança alimentar. O último relatório da ONU lançado em 2020, O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo, estima que mais de 800 milhões de pessoas enfrentam a fome no mundo, dessas, a sua maioria se encontra na África e Ásia. Com a comemoração do Dia Mundial do Alimento, no dia 16 de Outubro, é importante refletirmos sobre esses processos de transformação do território e sua relação com a produção de alimentos. A seguir, selecionamos imagens aéreas que retratam fazendas, plantações e a ação humana relativa à produção de alimento.