As piscinas domésticas se tornaram recorrentes em condomínios e residências, principalmente em lugares onde o calor é predominante na maior parte do ano. Sol, sombra e água fresca pedem por um projeto paisagístico que auxilie na harmonia desse espaço.
Com o passar do tempo, as piscinas se tornaram lugares de lazer entre família e amigos, espaços para praticar esportes e também de relaxamento e descanso. Dentro desse cenário, o paisagismo é um elemento que soma na ambientação desses lugares, equilibrando a parte construída com o espaço aberto.
Árvores, palmeiras, arbustos, gramas e rasteiras, as vegetações apresentam grande variedade de folhagens e cores. O primeiro passo de se pensar no projeto de paisagismo é compreender quais são as características do local onde se está intervindo: o clima, o solo e a insolação são fundamentais para a escolha das espécies utilizadas. A partir dessa compreensão é importante analisar qual o uso desse lugar e qual será o espaço disponível para o paisagismo.
Uma característica fundamental nessa escolha está no terreno. Por um lado existem terrenos mais espaçosos, que podem ter vistas e também ser rodeados por paisagens naturais. Nesse sentido, é fundamental entender como o projeto se relaciona com essa paisagem, tanto no nível biológico quanto em relação à estética e funcionalidade do lugar. Ao mesmo tempo, também existem terrenos menores, localizados em áreas mais urbanizadas. Nesses casos, é importante, além das questões funcionais e biológicas, determinar como o paisagismo lidará com os muros de divisa e com a paisagem urbana.
Selecionamos 10 projetos de piscinas com paisagismo que trazem variedade no partido do projeto, seja na escolha da vegetação, na variação de sua disposição, se são plantadas em jardineiras, canteiros ou vasos, se utilizam outros elementos e materiais e como se relacionam com o volume construído adjacente.