Com uma produção inspirada no legado dos cariocas Sérgio e Claudio Bernardes, o escritório Bernardes Arquitetura é “fruto de uma história que atravessa três gerações com mais de mil projetos”. Criado em 2012 por Thiago Bernardes, o escritório hoje conta com mais 7 sócios e tem filiais no Rio de Janeiro, São Paulo e Lisboa.
Conhecidos por sua arquitetura cuidadosa, ritmada, com formas puras e mesclas de materiais naturais e sintéticos que muitas vezes partem de padrões geométricos, os projetos de Bernardes Arquitetura parecem conseguir se inspirar no entorno e responder às condições dadas, buscando resguardar e cuidar do interior, ao mesmo tempo que se adaptam e dialogam com a vizinhança. Segundo o escritório, sua prática se inspira nas ideias e na produção de Sérgio e Claudio Bernardes, trazendo-as para a contemporaneidade com autenticidade.
Ambos cariocas, Sérgio Bernardes nasceu em 1919 e foi um dos reconhecidos expoentes da arquitetura moderna brasileira, enquanto Claudio, filho de Sérgio, nasceu em 1949 e teve uma expressiva produção de arquitetura durante as décadas de 70, 80 e 90 junto do escritório Bernardes Jacobsen. Essa sociedade se desfaz em 2012, dando origem ao Bernardes Arquitetura com Thiago à frente em busca de aprofundar seu trabalho autoral e criar novas parcerias.
O escritório hoje conta com cerca de 90 profissionais e alguns prêmios, como o World Architecture Festival 2019, no qual foi finalista na categoria Completed Buildings: Villa, com as casas Asa e Pipa, e na categoria Future Project: Masterplanning, com o projeto Masterplan Paraty; o Global Architecture & Design Awards 2018, no qual foi vencedor na categoria Private Residence, com o projeto da Casa Península, e segundo lugar na categoria Mixed Use, com o projeto do Hotel Fasano Angra; ou ainda o Young Architects of Latin America, no qual foi reconhecido com menção honrosa. Além disso, o escritório participou da 16º Bienal de Arquitetura de Veneza com o projeto Casa Península.
Com uma arquitetura que consegue equilibrar a simplicidade formal, criando interesse visual, a produção de Bernardes Arquitetura valoriza ainda técnicas passivas de conforto, como iluminação e ventilação natural, tentando estabelecer conexões com seu entorno. Confira a seguir uma seleção de projetos de Bernardes Arquitetura: