Recorrentemente citado como técnica construtiva sustentável e vernacular, o bambu é um material natural resistente e versátil, podendo ser utilizado tanto como estrutura quanto como acabamento. Neste artigo iremos apresentar sua variedade de utilizações em algumas experiências em espaços coletivos.
Com uma vasta variedade de espécies, os bambus são nativos de diversas partes do planeta onde predominam temperaturas mais elevadas. Historicamente, vem sendo usado como matéria prima para diversos objetos utilitários, como instrumentos musicais e mobiliário, e também na construção de abrigos. Recentemente, sua utilização na construção civil tem sido mais debatida por técnicos e pela academia a partir de experiências que buscam se conectar com uma arquitetura mais vernacular e de menos impacto no meio ambiente.
O cuidado necessário com esse tipo de material, porém, exige atenção. O bambu é matéria orgânica e, portanto, precisa receber tratamento que o proteja das intempéries e também de fungos e insetos que possam comprometer sua estrutura. Ao mesmo tempo, é um material natural que pode atuar estruturalmente, resistindo à tensão e compressão, além de apresentar qualidades térmicas isolantes e facilidade de manipulação. Além disso, oferece fácil integração com outros materiais, como o aço, pedras e alvenaria, permitindo uma gama de possibilidades de projeto. Muito utilizado em projetos de pequena escala, como residências, a versatilidade do bambu é uma característica importante quando consideramos projetos de uso coletivo e público.
A seguir, reunimos projetos de espaços coletivos de diferentes usos que utilizam o bambu de maneiras inventivas: