A sede do Infinuts Plaza projetada por Zaha Hadid Architects foi inaugurada hoje, propondo um portal para o novo Baiyun Central Business District em Guangzhou, China. Desenvolvido no local de um aeroporto desativado e atravessado por um túnel de metrô, o projeto propõe dois volumes distintos com átrios centrais que se conectam em vários níveis, lembrando um loop infinito. Reunindo escritórios, centros de pesquisa, laboratórios e um centro de aprendizagem, o projeto propõe um ambiente de trabalho focado na conectividade e adaptabilidade.
A morfologia cria uma série de loops que fomenta a interação entre departamentos e define espaços ao ar livre que, por sua vez, promovem um senso de comunidade. As pontes acolhem vários espaços comuns, incluindo academias e salas de exercício, bem como restaurante, café e zonas de lazer, enquanto os jardins e espaços exteriores são complementados por uma pista de corrida e percursos pedonais na cobertura. O projeto incorpora uma série de estratégias de sustentabilidade e tecnologias de construção destinadas a reduzir as emissões de carbono operacionais e do próprio ciclo de vida do edifício.
A otimização estrutural reduziu a quantidade de concreto usado e aumentou a proporção de materiais reciclados, principalmente aço, vidro, madeira e componentes de gesso. O ganho de calor solar foi reduzido considerando cuidadosamente os terraços externos que se auto-sombreiam e os painéis da fachada. Além disso, os átrios são resfriados por uma rede de sprinklers que borrifam partículas de água coletadas na membrana de ETFE das coberturas, um processo operado por um sistema de gerenciamento inteligente do edifício.