![Da paisagem à arquitetura - Imagem 1 de 9](https://images.adsttc.com/media/images/618b/cfa8/f91c/8124/3500/0004/newsletter/Cecilia_Puga__Private_House_in_Los_Vilos__Chile__Erieta_Attali.jpg?1636552593)
Desde minha primeira tentativa de fotografar arquitetura, em dezembro de 1995, percebi querer que tanto a construção quanto a paisagem narrassem uma história comum, e formassem um todo inseparável. Existem dois processos-chave quando fotografo a arquitetura como um componente da paisagem circundante: um direcionado para o interior, e outro direcionado para o exterior, e eles ocorrem simultaneamente.
![Da paisagem à arquitetura - Imagem 2 de 9](https://images.adsttc.com/media/images/618b/cfc2/f91c/8124/3500/0005/newsletter/Solano_Benitez__Piribebuy_Tomb__Paraguay___Erieta_Attali.jpg?1636552622)
![Da paisagem à arquitetura - Imagem 3 de 9](https://images.adsttc.com/media/images/618b/cf49/f91c/8124/3500/0001/newsletter/Marcos_Acayaba__Milan_House__Sao_Paulo__Erieta_Attali.jpg?1636552499)
Durante o primeiro processo, a paisagem é interpretada através do edifício, que age como uma lente, refletindo, refratando, revelando, unindo e separando. Ao mesmo tempo — durante o segundo processo — o edifício é interpretado como parte da paisagem, e é sentido através de seu contexto. Em ambos os casos, tento comunicar uma experiência contínua, em oposição a uma declaração visual estática.
![Da paisagem à arquitetura - Imagem 4 de 9](https://images.adsttc.com/media/images/618b/cf95/f91c/814f/9c00/0003/newsletter/Kengo_Kuma_Associates__Yusuhara_Bridge__Japan__Erieta_Attali.jpg?1636552576)
![Da paisagem à arquitetura - Imagem 5 de 9](https://images.adsttc.com/media/images/618b/cf8b/f91c/8124/3500/0003/newsletter/Marc_Mimram__Hassan_II_Bridge__Rabat__Maroc__Erieta_Attali.jpg?1636552564)
À medida que meu envolvimento com a fotografia arquitetônica se aprofundou, e especialmente após minha principal publicação intitulada In Extremis, Columbia University Press, NYC, 2010, naturalmente comecei a questionar o escopo de meu trabalho: para que estava me esforçando? Certamente não era uma documentação, em meus anos profissionais como fotógrafa arqueológica tive que me envolver em documentação científica, e o processo de pensamento por trás dela é completamente diferente, ou seja, sistemático, objetivo e abrangente.
![Da paisagem à arquitetura - Imagem 6 de 9](https://images.adsttc.com/media/images/618b/cf6e/f91c/8124/3500/0002/newsletter/Dimitris_Pikionis__Acropolis_Pavement__Athens__Greece__Erieta_Attali.jpg?1636552533)
![Da paisagem à arquitetura - Imagem 7 de 9](https://images.adsttc.com/media/images/618b/cf4c/f91c/814f/9c00/0001/newsletter/Will_Bruder_Architects__Deer_Valley_Petroglyfh_Preserve_Museum__Arizona__USA___Erieta_Attali.jpg?1636552500)
Desde minha primeira produção fotográfica, como fotógrafa de paisagens, procuro uma imagem maior: uma onde todos os elementos da composição estejam em relação uns com os outros, e a arquitetura faça parte da paisagem. Isto também implica que cada fotografia deva funcionar como uma história auto-contida, comunicando esta relação e as transições que ela implica, assim como uma narrativa pessoal recriando geografias imaginárias da infância. Portanto, a pergunta inicial que me faço no início de cada sessão é: que história é desvendada aqui? A paisagem é utilizada como um meio para falar de arquitetura e vice-versa.
![Da paisagem à arquitetura - Imagem 8 de 9](https://images.adsttc.com/media/images/618b/cfb0/f91c/814f/9c00/0004/newsletter/Max_Nunez__Nicola_del_Rio__Chalet_7__Portillo__Chile___Erieta_Attali.jpg?1636552603)