Consagrados com uma cultura milenar, os arquitetos libaneses mostram em seus projetos como lidar com o entorno e com os desafios atuais da arquitetura. Em homenagem à comunidade libanesa no Brasil, celebrada oficialmente no dia 22 de novembro, selecionamos sete escritórios para conhecer melhor a arquitetura libanesa contemporânea.
Localizado no leste do mar mediterrâneo e local de origem dos Fenícios, importante civilização de cultura marítima à qual se atribui o primeiro alfabeto, o Líbano ocupa hoje uma região geograficamente estratégica e tem passado por uma série de conflitos políticos e econômicos que resultaram em importantes fluxos migratórios, com destino à Europa e às Américas. Dessa forma, a cultura libanesa viajou e conquistou notoriedade pelo mundo, como é o caso das comunidades libanesas no Brasil e nos Estados Unidos.
Esta cultura se expressa hoje também na arquitetura. Reunimos aqui alguns escritórios e arquitetos contemporâneos para conhecer a rica produção do país:
Hala Younes, Architecture and Landscape
Hala Younes é arquiteta, geógrafa e professora, cuja prática profissional é baseada na aproximação da complexidade territorial e histórica de cada local. É a partir desse estudo que seu escritório inicia os projetos de arquitetura e paisagismo. Fundado em 1995, Hala Younes usa de sua produção arquitetônica para disseminar conhecimento e ferramentas de conscientização sobre novas realidades urbanas. Em 2018 ela iniciou o primeiro Pavilhão Nacional Libanês na Bienal de Arquitetura de Veneza.
platau
Fundada em 2010 por Boulos Douaihy, Sandra Frem e Romeo Chahine, o escritório platau é uma plataforma colaborativa de arquitetura, urbanismo e paisagismo. O escritório usa seus processos de projeto, pensamento crítico e intensa comunicação para criar projetos que são adaptáveis às necessidades de seus usuários e ambiente, bem como a evolução do tempo.
DW5 / Bernard Khoury
O DW5 é um espaço de produção para incorporadoras, arquitetos, planejadores e designers que fornece os recursos necessários para dar apoio a novos projetos e ideias. O espaço é uma plataforma aberta para colaboradores e foi criado por Bernard Khoury, premiado arquiteto libanês que atua independentemente desde 1993 e mais recentemente foi co-criador do pavilhão Kingdom of Bahrain na Bienal de Veneza de 2014.
BLANKPAGE Architects
Regido do desejo de produzir arquitetura de boa qualidade, o objetivo do escritório é começar cada projeto de uma folha em branco, sem pré-concepções de forma e estilo. Criado por Walid Ghantous, Patrick Mezher e Karim Nader, que deixou o grupo em 2016, o BLANKPAGE é um escritório colaborativo de arquitetos, urbanistas e engenheiros fundado em 2008. Sua experiência vai de edifícios públicos a residências, passando por projetos comerciais.
YTAA - Youssef Tohme Architects and Associates
Fundado por Youssef Tohme em 2008, o YTAA usa das possibilidades dos materiais e do contexto para projetar edifícios que se transformam com o tempo e com seus usuários. Seu trabalho reflete mais sobre vivenciar o projeto do que sobre a volumetria, criando experiências que empoderam os usuários mais do que empoderam os arquitetos.
Raed Abillama Architects
Raëd Abillama Architects é um escritório fundado em 1997 que trabalha com projetos de edifícios e design de interiores. Sua metodologia é baseada em sua experiência de projetos funcionais e com alta qualidade. A equipe combina questões técnicas, econômicas e experiências passadas em cada um de seus projetos.
Hashim Sarkis
Hashim Sarkis Studios foi fundado por Hashim Sarkis em 1998, arquiteto que, além de sua vasta experiência em escritórios de arquitetura, também foi professor em universidades libanesas e estadunidenses e tem livros publicados. O escritório se concentra nas possibilidades construtivas da arquitetura, na habilidade dos edifícios de materializar novos mundos, de inspirar novas formas de habitar este mundo.
Saiba mais sobre a arquitetura libanesa aqui.