MVRDV concluiu recentemente a "Idea Factory", transformando uma fábrica desativada em um centro criativo com um importante foco voltado para a comunidade. Localizado na vila urbana de Nantou, em Shenzhen, China, o projeto de reutilização adaptativa reforma a estrutura existente para acomodar escritórios enquanto adiciona uma nova camada de espaço público. Este último assume a forma de uma paisagem composta por bambus, implementada na cobertura, abrigando atividades que fornecem um novo espaço de lazer para o bairro historicamente desfavorecido.
O projeto faz parte de uma série de reformas propostas pela Vanke Development com o objetivo de acelerar a transformação de Nantou em um centro cultural e criativo. A remodelação implicou o reforço da estrutura para acomodar mais um nível, substituição da fachada e recuo do envoltório para criar galerias abertas à volta do edifício. Este último facilita a circulação e fornece espaço adicional para interação social.
A 'Idea Factory' nos mostra a riqueza de possibilidades oferecidas por edifícios que alguns podem pensar estarem 'dilapidados' ou além de sua vida útil. Não só pudemos fazer uso da estrutura existente, como intensificamos seu uso - adicionando um andar extra - e o inserimos no espaço público de Nantou com sua cobertura verde. Isso mostra que a 'hiper-nova' cidade de Shenzhen está entrando em sua fase de reutilização e renovação de edifícios antigos, transformando-os no 'novo-velho'. - Winy Maas, Sócio Fundador da MVRDV.
Enquanto a "Idea Factory" acomoda uma mistura de escritórios para o Instituto de Pesquisa Urbana da China, Vanke e escritórios para aluguel, as características definidoras do projeto são voltadas para a comunidade. Como tal, uma escada pública revestida de espelhos com letreiros de neon atravessa o prédio de seis andares que conduz à paisagem do telhado. Aqui, as “paredes” de bambu dividem o espaço em diferentes “salas”, constituídas por um espaço de espetáculos e eventos, uma academia, um espaço de dança, uma cama elástica, balanços, um refeitório, uma casa de chá e várias áreas de estar. As diferentes atividades que definem os espaços proporcionam ao bairro um novo e diversificado local de lazer.