Em sua nova exposição Peter Cook: City Landscapes, o Louisiana Museum of Modern Art exibe desenhos do influente arquiteto, mais conhecido por suas teorias arquitetônicas e conceitos visionários. Com curadoria de Kjeld Kjeldsen e Mette Marie Kallehauge, o evento faz parte da série de exposições Louisiana on Paper, que apresentou o trabalho de diversos artistas ao longo dos anos e agora está estreando sua primeira mostra com desenhos de um arquiteto.
A exposição que decorre de 21 de janeiro a 8 de maio de 2022 ilustra o papel fundamental do desenho na obra de Peter Cook, sendo o meio ideal para transmitir ideias não convencionais sobre cidades, arquitetura e formas de vida. Com desenhos e colagens, o Archigram popularizou conceitos como Plug-in City, Walking City ou Instant City, projetos que se tornaram muito influentes para a arquitetura contemporânea. Os desenhos apresentados na exposição devem ser vistos como propostas de novas formas para modelar cidades, ilustrando espaços, elementos de construção e paisagens orgânicas.
Como um dos membros fundadores do Archigram, o grupo de arquitetura neofuturista de vanguarda da década de 1960, o arquiteto, professor e escritor britânico Sir Peter Cook (nascido em 22 de outubro de 1936) é uma figura central no mundo arquitetônico global do último meio século. Uma de suas obras mais marcantes do período do Archigram, The Plug-In City, ainda é uma referência de grande relevância no discurso arquitetônico sobre tecnologia e sociedade.