Projetar casas em climas tropicais, como é o caso do Brasil, significa prestar atenção especial às aberturas, tanto em relação ao funcionamento e convívio da casa, quanto em relação às questões de conforto ambiental. Neste artigo trazemos 16 casas brasileiras que aproveitam de suas aberturas estratégicas para criar ambientes aconchegantes, impactantes, bem iluminados e ventilados.
Se por um lado as aberturas existem para otimizar a ventilação e trazer luz natural para dentro do projeto, por outro elas também dizem qual o grau de relação com o exterior que se quer estabelecer. Escolhas projetuais ditam qual a hierarquia das vistas ao enquadrar cenas e definir o nível de intimidade que se tem em um ambiente. Ao mesmo tempo, sua localização estratégica determina qual será o caminho da luz e da sombra e como essa luz impactará na ambiência daquele espaço e na sua ventilação natural.
Percebemos o ato de projetar intimamente ligado às aberturas nas obras de renomados arquitetos europeus como Mies Van der Rohe e Álvaro Siza, mas é fundamental em projetos em climas tropicais, como o nosso. Mesmo considerando as diferenças de contextos, de casas em grandes lotes rurais a pequenas casas urbanas, esta seleção de projetos mostra como é possível definir aberturas estratégicas em projetos residenciais: