Metaversos: da ficção científica ao "presente extremo"

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Este ano marcou o 10.º aniversário do lançamento do primeiro episódio de Black Mirror. A série antológica de ficção científica distópica e onerosa, explora metaversos distorcidos de alta tecnologia, onde, segundo a IMDb, "as maiores inovações da humanidade e os instintos mais obscuros colidem". É por isso que esta série britânica, criada por Charlie Brooker para a Netflix, gerou reações diferentes entre os telespectadores. Embora apresentasse cenários futuros, a proximidade com os mesmos criava um certo sentimento de paranoia, medo e incerteza.

Uma década após nos mostrar o lado obscuro de uma era tecnológica, seus novos usos nas mãos dos terroristas e como parte do estilo de vida, o conceito de metaverso é mais uma vez repensado como uma possibilidade para o futuro na comunicação, economia e entretenimento. Neste entendimento, definimos metaversos como universos ou ambientes nos quais um ser humano pode interagir por meio de avatares de uma forma social no ciberespaço. Nestes ambientes, que eu gosto de dividir em ficção tangível e intangível, uma experiência imersiva e multissensorial é alcançada com o uso aplicado de vários dispositivos e desenvolvimentos tecnológicos na Internet. Paradoxalmente, é o ambiente intangível que mais se aproxima da realidade.

Metaversos na ficção científica

A partir dessa divisão entre o tangível e o intangível de um universo ficcional, são os metaversos da Ficção Científica nos quais os humanos vivem plenamente essa experiência imersiva. De certa forma, eles são ambientes completamente tangíveis na realidade virtual. Em 1992, Neil Stephen usou pela primeira vez o termo metaverso em seu romance Snow Crash como a soma de todos os mundos virtuais, incluindo a internet e a realidade aumentada. Neste universo interligado, o acesso é totalmente controlado por uma empresa de televisão por antena que detém o monopólio da informação e das comunicações. O metaverso esférico em forma de planeta é propriedade de uma corporação e seu espaço completamente vazio está à venda para que seus clientes comprem um espaço.

Mais tarde, Ernest Cline nos aproximou dos metaversos com Ready Player One. Nesta história, em um futuro muito distante, o mundo se congela na cultura pop dos anos 80 e vive imerso em um metaverso chamado Oasis. No Oasis, você passa praticamente sua vida inteira: desde reuniões, consultas, estudos, compras, até festas. Como em toda realidade (virtual ou física) o mundo é governado por grandes corporações de tecnologia, uma delas quer poder sobre a outra. Infelizmente para isso, o concurso para o ovo de Páscoa escondido no Oásis é o que concede o poder absoluto sobre o metaverso, neste caso vencido por Parzival e seus amigos. Neste metaverso mais recente, podemos ver uma conexão direta com os videogames e a cultura pop dos anos 80.

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Metaversos do presente extremo, o futuro já está aqui

Mesmo antes de Stephenson e Snow Crash, os primeiros jogos de videogame recriavam ambientes 3D com gráficos vetoriais. Nos multiversos atuais, temos os videogames RPG ou MMORPGs on-line para múltiplos jogadores, que permitem que milhares de jogadores entrem em um mundo virtual simultaneamente pela internet e interajam entre si. Minecraft, Fortnite e Decentraland estão na vanguarda destes metaversos. Outros fora dos videogames incluem OVR, After Earth, Upland, Earth 2 e VR Chat. A realidade virtual é o que tornou possíveis os metaversos não ficcionais, mas intangíveis. Segundo um texto da BBC, a RV permite ferramentas sem limitações físicas, novas formas de comunicar experiências e uma plataforma para estudar o cérebro humano.

Em outubro do ano passado, Marck Zuckerberg anunciou que o Facebook mudaria seu nome para Meta. Isto foi para dar mais um passo na criação de metaversos e no lançamento da plataforma Horizon Worlds. Este metaverso permitirá que você conviva com outras pessoas em um mundo de realidade virtual. Em Horizon Worlds você pode jogar, assistir vídeos, meditar e criar seu próprio mundo. Para acessar o metaverso, será necessário baixar o aplicativo gratuito, ter uma conta no Facebook e acessórios tecnológicos especiais. Você pode compartilhar o espaço virtual com outras 19 pessoas. Por enquanto, a plataforma ainda está em fase de testes e só está disponível para maiores de 18 anos nos Estados Unidos e Canadá.

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Invista em metaversos

Todos esses projetos e metaversos estão indo em uma direção, a econômica. Pegue, por exemplo, os bilhões de dólares nas mãos da Sony e da Epic Games para criar sua versão do metaverso. Há 10 anos, falamos sobre o investimento em bitcoins e, em seguida, usamos o termo criptomoeda. Atualmente fala-se em investimentos no metaverso, já que ele está avaliado em 800 bilhões de dólares. Os MMORPGs aumentaram o custo dos fundos de investimento em plataformas virtuais e diversas marcas começam a apostar na realidade virtual. Exemplos incluem a Gucci, Nike e Coca-Cola vendendo roupas, calçados e acessórios na forma de arquivos D2A em Fortnite e Decentraland.

Diversas plataformas aceitam criptomoedas como pagamento por produtos virtuais, incluindo imóveis baseados em realidade virtual. Os cassinos e parques temáticos podem ser monetizados pelos jogadores no Decentraland e no The Sandbox. O Metaverse Trade Investment Fund (EFT) é um fundo baseado em moedas criptográficas que investe em empresas do metaverso. O fundo tem um valor atual de US $74 bilhões, com participações em 41 empresas em oito países, incluindo a Cloudflare, Nvidia, Unity e Roblox, bem como os pioneiros em conteúdo metaverso, Tencent, Sea e Snap.

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OVR e o metaverso imobiliário

Um exemplo de transações virtuais no metaversos é a OVR. Essa plataforma é um metaverso descentralizado, já que sua economia é baseada em tokens baseados em criptomoedas, sem uma empresa que administre o dinheiro. OVR é uma camada digital que cobre o mundo inteiro, composto por 1,6 trilhão de hexágonos exclusivos chamados OVRLands. Os terrenos podem ser adquiridos no sistema por meio de leilão e posteriormente comercializados ou alugados de forma descentralizada. Os proprietários podem contextualizar experiências personalizadas relacionadas a localizações geográficas específicas, de conteúdo 3D estático a jogos, eventos, avatares e qualquer experiência imaginável.

Dentro do ecossistema OVR, os tokens podem ser adquiridos comprando, vendendo ou alugando OVRLands, ou simplesmente apostando em Tokens OVR. Os criadores de conteúdo podem ganhar com a construção e publicação de experiências de realidade aumentada. Todos os ativos AR e VR são hospedados por OVRNodes, uma rede IPFS (Interplanetary File System) descentralizada que tornará a plataforma verdadeiramente imparável. Os operadores OVRNodes são recompensados ​​com as taxas de hospedagem geradas pela plataforma.

Quer a realidade supere a ficção científica ou leve mais 10 anos para chegar aos metaversos de Stephenson e Cline, podemos ter certeza de que nossas vidas sociais, profissionais e econômicas estão em plataformas digitais, streaming e muito em breve (ou já) no metaverso. Medo, excitação, ansiedade ou incerteza? Vejo você no Fortnite.

Este artigo foi publicado originalmente como parte de uma colaboração com o site coolhuntermx.

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Sobre este autor
Cita: Bob J. Barraza. "Metaversos: da ficção científica ao "presente extremo"" [Metaversos: de la Ciencia Ficción al ‘presente extremo’] 26 Jan 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/974500/metaversos-da-ficcao-cientifica-ao-presente-extremo> ISSN 0719-8906

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