O novo Museu de Arte Contemporânea Atchugarry (MACA) está localizado na Rota 104 km 4,5 em Manantiales (Uruguai), onde atualmente se encontra a Fundação Pablo Atchugarry. Aberto ao público em geral, a obra do arquiteto Carlos Ott visa promover o desenvolvimento de artistas nacionais e, ao mesmo tempo, colocar o Uruguai no mapa das maiores exposições internacionais.
A ambição do escultor uruguaio Pablo Atchugarry era a de criar um museu para sua coleção de pintura e escultura latino-americana. Através de formas onduladas, o museu, com sua estrutura de madeira tratada na França, relaciona-se com os extensos jardins da Fundação Atchugarry. O projeto cobre cerca de 5.000 m2 e sua construção, feita em madeira de eucalipto do tipo red grandis, visa abrir o mundo das novas possibilidades de construção oferecidas pelo uso da madeira no país.
Alojando quatro salas de exposição, um auditório/cinema para 72 espectadores, um café e um restaurante, o edifício se caracteriza por seus perfis curvos. Imerso no Parque Internacional da Escultura e com um grande lago no meio, o MACA apresentará a coleção permanente Atchugarry e peças de artistas americanos, latino-americanos e europeus como Julio Le Parc, María Freire y Costigliolo, Wifredo Díaz Valdéz, Joaquín Torres García, Raúl Pavlotzki, Miguel Ángel Pareja, Ignacio Iturria, Vik Muníz, Frank Stella, Louise Nevelson, entre muitos outros.
O museu abre com uma exposição retrospectiva de Christo e Jeanne-Claude, que estará em exibição até 30 de abril. Esta coleção de mais de 50 obras chega pela primeira vez na América do Sul e é apresentada a partir de uma visão geral com fotografias, desenhos, colagens e plantas. Vale mencionar que a última exposição de Christo e Jeanne-Claude foi inaugurada em Paris quando empacotaram o Arco do Triunfo com 25.000 m2 de lona e quase 3 km de corda vermelha.
- Artigo relacionado: Instalação póstuma de Christo no Arco do Triunfo em Paris começa a ser construída
A exposição "Heliografias" do artista argentino León Ferrari também estará em exposição, e haverá uma série de filmes, oficinas, palestras e seminários.
Via Museu de Arte Contemporânea Atchugarry.