Os recuos laterais configuram a distância que deve haver entre a construção e o limite lateral do terreno. Planos diretores, código de obras ou leis de zoneamento determinam o afastamento mínimo que deve ser obedecido para garantir que a construção usufrua de uma melhor aeração, insolação e permeabilidade. Embora esse recurso traga diversas qualidades para o ambiente construído, muitas pessoas não sabem como aproveitar o espaço dado pelo recuo e, muitas vezes, ele se torna apenas um corredor de passagem.
Abaixo, selecionamos algumas soluções possíveis que podem ajudar a aprimorar a qualidade espacial do seu projeto arquitetônico.
Integração com o verde
Principalmente no nível do solo, o limite do terreno conformará o contato com o exterior, o que nos faz pensar que ninguém gosta de abrir uma janela e se deparar com uma parede. Por isso, além de estudar o material, textura e cor que estará nesse muro, a alternativa de criar um projeto paisagístico pode aumentar muito a qualidade espacial tanto do recuo lateral quanto do espaço interno em constante contato com ele. Pensar um perímetro verde no lote é aproximar a natureza do morador, brindando benefícios como a biofilia. Além disso, também segue as regras de alguns códigos de obras de manter uma área permeável do solo, para um melhor absorvimento das águas pluviais.
Outra opção também é dada na hora do projeto: inserir grandes aberturas retráteis que possibilitem a união física entre os espaços internos e externos, criando um ambiente ampliado.
Lugares de encontro
Quintais, varandas, churrasqueiras, são todos espaços de convívio na cultura brasileira. Com isso em mente, não fica difícil pensar em como os recuos laterais podem ser pensados para ampliar esses ambientes e serem aproveitados como espaços de estar. Para torná-lo mais confortável, vale atentar para materiais, texturas e até mesmo ao projeto de iluminação. Você pode encontrar algumas dicas valiosas aqui.
A presença da água
Na arquitetura, a água é um elemento que pode evocar sentimentos de calma e bem-estar. Mas, além disso, ela também pode trazer benefícios ao conforto térmico e acústico, claro, tudo dependendo das dimensões e escalas de cada ambiente. Por isso, um espelho d'água pode se tornar o protagonista de um ambiente, mesmo colocado no espaço do recuo lateral.
Para aqueles que desejam ter uma piscina em casa, a raia de uma piscina também pode ser pensada para aproveitar melhor esse espaço.
Outras possibilidades
De acordo com as normas que regem o código de obras do seu lote, talvez seja possível pensar alguns tipos de coberturas no recuo lateral, desta forma é possível cobrir ele e transformá-lo num espaço protegido e multiuso que permite espaços de estar, encontro, jardinagem e depósitos.
E, vale lembrar, que também é possível imaginar um projeto de arquitetura no qual o volume da casa é desconstruído a tal ponto que os recuos laterais são incorporados a diversos pátios e áreas livres, como parte do partido projetual. Assim, os recuos não são vistos como um corredor, mas sim como partes integradas de toda a casa.
Publicado originalmente em 20 de janeiro de 2022, atualizado em 6 de dezembro de 2022.