À primeira vista, os materiais têxteis e a argila não têm muitas semelhanças. O escritório Oficina Penadés, entretanto, reúne esses dois elementos e nos mostra todos os benefícios de um novo material de origem têxtil e técnicas de processamento de argila através de “Looks like magic!”, uma exposição que aconteceu durante a última Semana de Design de Milão.
Segundo a descrição dos autores:
Tudo começou a partir do convite da curadora Maria Cristina Didero para fazer minha primeira exposição individual na Itália. “Looks like magic!” é uma exposição sobre o último projeto de pesquisa que desenvolvi durante 2021, chamado "Textile-clay". Ocorreu na "Casa dei Demoni" na área da 5vie durante a última Semana de Design de Milão. A argila têxtil é um novo material feito a partir de resíduos têxteis e amido.
Começamos colaborando com a Telelavo, uma start-up que lava e processa têxteis para diferentes setores, principalmente restaurantes e hotéis. Eles nos forneceram a borra: fibras que são coletadas dos filtros de seus secadores industriais após o processo de secagem por centrifugação. Este material residual é processado e se torna nossa matéria-prima.
O amido é usado como aglutinante. Normalmente este material é usado no ramo de lavanderia para dar um acabamento mais polido aos tecidos depois de passados a ferro. Depois de misturar a matéria-prima com este ligante, tomamos emprestadas diferentes técnicas e processos do mundo da argila e da cerâmica para moldar nossas peças.
A argila têxtil tem principalmente duas vantagens em relação à cerâmica tradicional. A primeira é que não precisamos extrair nada da terra para criar este novo material; a segunda é que ele tem um impacto energético muito baixo porque não precisa ser disparado a altas temperaturas, envidraçado e queimado novamente. Devido ao aglutinante à base de água, uma vez obtida a forma desejada, a peça necessita apenas de um certo tempo de secagem para se tornar um objeto totalmente funcional.
Autor: Jorge Penadés.
Tipologia: novo material.
Cliente: iniciativa própria.
Ano: 2021.
Localização: Milão, Itália.
Parceiros: 5vie, Telelavo.
Assistentes: Jesús Carmona, Marion Jaouen, Antonius Dreier.
Fotografia: Max Creasy.