O novo evento bienal Architekturwoche Basel (AWB) será lançado em maio como uma plataforma para discutir arquitetura e desenvolvimento urbano através das lentes da construção sustentável e da economia circular. A edição inaugural também marca o lançamento do primeiro Pavilhão de Basel, uma estrutura temporária destinada a mostrar novas possibilidades de construção ecológicas. O projeto vencedor, “Loggia Basileana”, criado pelo escritório de arquitetura isla, é feito de componentes de construção reutilizados e apresenta uma série de módulos que formam uma passagem contínua de pedestres ao longo de uma ferrovia em Dreispitz.
Sob o tema “Reale Räume” (Espaços Reais), o AWB examinará os processos de transformação urbana local e como “digitalização, migração, mudança climática e pandemia” mudaram os espaços públicos. Com palestras, visitas guiadas, workshops, exposições, filmes, concertos e espetáculos, a programação destina-se a um público abrangente, com o objetivo de promover o diálogo entre especialistas e protagonistas da arquitetura.
O escritório de arquitetura Isla, com sede em Mailorca, co-fundado por Marta Colón de Carvajal e Juan Palencia, venceu o concurso internacional de duas etapas para o primeiro Pavilhão de Basel. Os processos de projeto e construção tiveram de estar baseados em um catálogo online de componentes de construção reutilizados disponíveis na cidade e na região circundante. Os arquitetos propuseram uma série de módulos feitos com esses diferentes elementos reutilizáveis agrupados sob uma cobertura inclinada. “O espaço público linear do pavilhão tem uma relação direta com o imaginário da cidade de Basel na margem leste do Reno, onde todos os habitantes se misturam durante os meses de primavera e verão”, explicam os arquitetos .
O pavilhão é uma iniciativa do coletivo Architektur Basel e escritório de planejamento Zirkular, especializado em economia circular e reutilização no setor de construção. Eles também foram responsáveis pela criação do catálogo de materiais excedentes das construções locais. O pavilhão será aberto ao público em 10 de maio como sede da Bienal Architekturwoche Basel.