Começou a construção do Instituto Goethe em Dakar, projetado por Kéré Architecture. O projeto é o primeiro espaço construído especificamente para a associação cultural alemã e centro de intercâmbio em seus mais de 60 anos de atividade global. Localizada em uma área residencial e com um exuberante jardim, a estrutura de dois andares é moldada pela copa das árvores e está sendo construída com tijolos de laterita, uma rocha local residual com qualidades isolantes que ajudam a regular passivamente o clima interno. O projeto fornecerá espaços para uma ampla gama de atividades, desde exposições e cursos de idiomas a concertos e encontros, tudo isso com base na paisagem cultural do Senegal.
O projeto do Kéré Architecture considera cuidadosamente seu contexto e ambiente natural adjacente. As atividades públicas da edificação ocorrerão no térreo, que conta com auditório, refeitório e biblioteca, enquanto o primeiro pavimento é composto por salas de aula e escritórios. O telhado acessível oferece espaço adicional para eventos, protegido por uma cobertura apoiada em pilares em forma de árvore.
Em vários níveis o projeto representa os valores que eu e o Goethe-Institut compartilhamos. Quando se tratava de questões como sustentabilidade e proteção climática, não apenas recebi uma resposta aberta e solidária, mas também fui encorajado a levar as coisas adiante. - Francis Keré
O Instituto Goethe atua no Senegal desde 1978, sendo um dos principais centros do instituto na África Ocidental. Por meio do projeto do Kéré Architecture, a instituição deseja dar um exemplo de intercâmbio cultural para o século XXI e, ao mesmo tempo, mostrar seu compromisso com a sustentabilidade. O projeto deve ser inaugurado no ano que vem.
- Dimensões: 1 800 m2
- Arquiteto Principais: Kéré Architecture, Diébédo Francis Kéré, Berlim, Alemanha
- Arquitetos Projeto: Jaime Herraiz & Andrea Maretto
- Arquitetos: Javier Mola Cardenes, Juan Carlos Zapata
- Colaborador: Léon Bührer
- Gestão de Projetos: Fabiola Büchele, Linda Franken
- Colaboradores: Worofila, André Poretti, Delta Ingenieurs Conseils, Dial Consulting, Scat Internationale s.a., Elementerre, Matthias Middelkamp