O "vencedor do Prêmio Pritzker de Arquitetura 2022 será anunciado no próximo mês", publicou o site oficial do Prêmio. A honraria mais importante da arquitetura revelará seu(s) vencedor(es) em abril deste ano, diferentemente do usual, feito em março. O "Prêmio Nobel de Arquitetura" homenageia todos os anos, desde 1979, um arquiteto vivo (ou grupo de arquitetos) que alcançou conquistas significativas para a humanidade e o ambiente construído.
Outra mudança da edição deste ano é a nomeação de Manuela Lucá-Dazio como a nova diretora executiva do prêmio. Ela tem um Ph.D. em história da arquitetura pela Universidade de Roma-Chieti e já foi diretora executiva do Departamento de Artes Visuais e Arquitetura da Bienal de Veneza.
Criado pela família Pritzker de Chicago por meio de sua Fundação Hyatt, o prêmio internacional "honra um arquiteto ou arquitetos vivos cujo trabalho construído demonstre uma combinação das qualidades de talento, visão e compromisso, que produziu contribuições consistentes e significativas para a humanidade e o ambiente construído através da arte da arquitetura". O vencedor recebe US$ 100.000 e um medalhão de bronze, inspirado em desenhos de Louis Sullivan, com o nome do prêmio de um lado e, do outro, as três famosas palavras “firmness, commodity, and delight”, remetendo a Tríade Vitruviana firmitas, utilitas, venustas.
Os vencedores anteriores do Prêmio Pritzker incluem alguns dos nomes mais relevantes da arquitetura, como Rem Koolhaas, Zaha Hadid, Oscar Niemeyer, Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa (SANAA), Norman Foster, Peter Zumthor, Alejandro Aravena, Balkrishna Doshi, Yvonne Farrell e Shelley McNamara , e Lacaton & Vassal em 2021.
Os membros do júri do Prêmio Pritzker de Arquitetura em 2022 são:
- Manuela Lucá-Dazio, Diretora Executiva;
- Alejandro Aravena (Presidente do Júri), vencedor do Prêmio Pritzker de 2016;
- Barry Bergdoll, curador, autor e professor Meyer Schapiro de História da Arte e Arqueologia na Universidade de Columbia;
- Deborah Berke, arquiteta e reitora da Yale School of Architecture;
- Stephen Breyer, juiz da Suprema Corte dos EUA;
- André Aranha Corrêa do Lago, crítico de arquitetura, curador e embaixador do Brasil na Índia, Delhi;
- Kazuyo Sejima, arquiteto, educador e ganhador do Prêmio Pritzker 2010;
- Benedetta Tagliabue, arquiteta e diretora da Miralles Tagliabue EMBT;
- Wang Shu, arquiteto, educador e ganhador do Prêmio Pritzker 2012.
Fique atento para mais atualizações e para a cobertura completa do ArchDaily sobre o Prêmio Pritzker 2022.