Março é o mês em que se comemora o St Patrick's Day, ou Dia de São Patrício, uma homenagem ao padroeiro da Irlanda que faleceu no dia 17 de março de 461. Para além da comemoração religiosa, o St. Patrick's Day, é marcado por grandes festas nas ruas, bares e pubs de países de colonização inglesa como Canadá, Estados Unidos e, claro, a República da Irlanda.
A República da Irlanda está localizada na Ilha da Irlanda, a noroeste da Europa Continental e faz fronteira com a Irlanda do Norte, um dos países que compõem o Reino Unido, do qual conquistou sua independência logo no começo do século XX, em 1919, após um intenso conflito. Desde a Guerra da Independência o país tem lutado para valorizar e reconhecer sua cultura local, incluindo sua arquitetura, histórica ou contemporânea. Conheça um pouco mais da arquitetura do país através da obra dos sete escritórios contemporâneos reunidos a seguir.
Grafton Architects
Após compartilharem sua graduação na University College Dublin em 1974, Yvonne Farrell e Shelley McNamara co-fundaram a Grafton Architects em 1978, um escritório internacional com sede em Dublin. Juntas também têm uma longa parceria de ensino e importantes entidades arquitetônicas como em 2018 quando foram as curadoras da Bienal de Arquitetura de Veneza, ou ainda em 2020 quando foram contempladas com o Prêmio Pritzker.
McCullough Mulvin Architects
Valerie Mulvin e Niall McCullough fundaram o escritório na década de 80 e vêm trabalhando, junto de seus sócios, ao longo desses anos em projetos que expressem o que eles acreditam ser o propósito da arquitetura, explorar espaço e tempo em seu contexto atual. Seus projetos são baseados em princípios sustentáveis e respeito às pessoas, aos materiais e à cultura, sendo especialistas em intervenções cuidadosas no tecido urbano existente.
MacGabhann Architects
O escritório tem origem na Irlanda na década de 1970, com Antoin MacGabhann desenvolvendo projetos localmente, mas é a partir da década de 1990, quando seus filhos, o arquiteto Tarla MacGabhann e o engenheiro civil Antoin MacGabhann, se aproximam e o transformam em um escritório internacional. Para a família, o cliente é o centro do projeto e não se economiza tempo para entender melhor suas necessidades.
TAKA Architects
Guiado por Alice Casey e Cian Deegan, o TAKA Architects tem uma abordagem cuidadosa e econômica perante os materiais e a construção, priorizando a sustentabilidade. O trabalho é desenvolvido a partir da colaboração de perto com clientes, consultores profissionais e fabricantes especializados para garantir que as ambições dos projetos sejam atendidas e superadas.
tob Architect
Criado em 2013 por Thomas O’Brien, o escritório de arquitetura irlandês trabalha a partir de uma arquitetura crítica que evoca os sentidos. Explorando a materialidade e a qualidade espacial e dialogando com a história, economia, meio ambiente e contexto local, o trabalho é feito de maneira colaborativa entre os profissionais da construção, os arquitetos eos clientes.
Scullion Architects
Fundado por Declan Sculion em 2016, O Scullion Architects atua prestando serviços ao setor público e privado. Seu trabalho é caracterizado por ter uma atenção especial à experiência do usuário, somado ao interesse de fazer as coisas com qualidade. Jovem, o escritório já acumula importantes premiações como RIAI Home of The Year de 2020.
Robert Bourke Architects
Depois de uma larga experiência trabalhando em cidades europeias, Robert Bourke funda o Robert Bourke Architects em 2010. Sua prática abrange de habitações unifamiliares até edifícios comunitários, de educação ou de escritórios. Seus projetos são desenvolvidos através de um processo aberto, colaborativo e exploratório, resultando em espaços únicos de caráter, integridade e riqueza material. Procuramos criar uma arquitetura socialmente consciente, ambientalmente responsável e intemporal na sua estética.