A Pirâmide Transamerica, um marco no horizonte de São Francisco, está passando por um projeto de revitalização liderado por Foster + Partners e a incorporadora imobiliária de luxo SHVO. Construída em 1972, a torre de estilo brutalista de 48 andares foi projetada pelo arquiteto americano William Pereira e retentora do título de edifício mais alto de São Francisco por quase meio século. Sua renovação será a maior em 50 anos de história do edifício, e também contemplará a expansão e modernização do adjacente Three Transamerica (545 Sansome).
O projeto da Foster + Partners busca restaurar o histórico Redwood Park do local, vinculando Two Transamerica (505 Sansome Street) e Three Transamerica (545 Sansome Street) por meio de uma série de intervenções no nível do solo. O projeto cria um novo destino vibrante no coração da cidade, ao mesmo tempo em que honra seu patrimônio único e seu significado cultural. Os escritórios são recriados como espaços de convivência, enfatizando conforto, hospitalidade e flexibilidade. Levando em conta a importância do "retorno ao escritório pós-pandemia", dois andares envidraçados são alocados no meio da torre, dedicados à saúde e bem-estar, com lounge e instalações para conferências. Além disso, o último andar abaixo do pináculo promove ainda mais a noção de lazer com bar e lounge privativos.
O icônico Redwood Park consiste em aproximadamente 50 sequoias maduras de 30 metros de altura plantadas em 1974. Sua paisagem também será aprimorada e complementada com vegetação adicional. A Mark Twain Street, rua da Sansome Street, também será ladeada por ameixeiras até a base da pirâmide, onde cafés, lojas e restaurantes selecionados serão alocados.
A equipe Foster, conhecida pela sensibilidade na sobreposição entre estruturas históricas e modernas, concebeu um projeto altamente sensível, não apenas à espetacular arquitetura original de Pereira, mas à natureza do centro de São Francisco sem refazer um projeto genérico de uma torre dos anos 1970, mas criando um projeto único, destinado a celebrar um edifício moderno e singular, aproveitando ao máximo sua visibilidade no horizonte e sua presença na rua, unindo os dois para se tornar um lugar como nenhum outro. -- Paul Goldberger, consultor SHVO do Transamerica Pyramid Center
Em 2019, a Pirâmide Transamerica foi posta à venda, sendo vendida por US$ 600 milhões. O projeto deve ser concluído em meados de 2023