O governo de Abu Dhabi divulgou o projeto para um Museu de História Natural desenhado pelo escritório holandês Mecanoo. O projeto se assemelha a formações rochosas naturais por meio de formas geométricas que estão presentes em todos os elementos do projeto, acompanhadas pela presença de água e vegetação. O terreno de 35 mil metros quadrados contará com galerias de arte, espaços para exposições temporárias e teatros, bem como uma instalação de pesquisa inovadora para o estudo de zoologia, paleontologia, biologia marinha, pesquisa molecular e ciências da terra. A nova instituição pretende ser um espaço de educação e, ao mesmo tempo, um think-tank para a inovação nesses respectivos campos.
O novo Museu de História Natural de Abu Dhabi abrigará algumas das exposições mais raras do mundo, incluindo o famoso "Stan", um esqueleto de T-rex de 11,7 metros de comprimento, ou o Meteorito de Murchison, que forneceu aos cientistas informações valiosas sobre o sistema solar primitivo. Ao lado da exposição, o museu contará com exposições imersivas e experiências interativas destinadas a transformar o local em uma instituição de ensino. A visão curatorial levará os visitantes a uma viagem de volta ao início do universo, narrando sua evolução, a formação da Terra e a história da vida em nosso planeta.
Localizado no distrito cultural de Saadiyat, o projeto se juntará a uma gama diversificada de instituições culturais projetadas por arquitetos renomados, como o Louvre Abu Dhabi do Ateliers Jean Nouvel ou o futuro Museu Nacional Zayed de Foster + Partners e o Guggenheim Abu Dhabi por Frank Gehry. A construção do Museu de História Natural já começou e deve ser concluída em 2025.