Pingado, carioca, expresso, coado, americano, capuccino. Diferentemente da arquitetura, nesse caso, a forma é o que menos importa para declarar a paixão pelo café. Um grande companheiro desde a época da faculdade para virar noites e que segue acompanhando diariamente o processo criativo durante a carreira de muitos arquitetos, a tradicional bebida tem um lugar especial para toda a classe e merece ser celebrada. Hoje, 14 de março, é o Dia Mundial do Café e, por isso, trazemos aqui alguns projetos que tiveram esse ingrediente que desperta tantas sensações como principal tema.
O projeto de um espaço que gira ao redor do café pode ter as mais diversas diretrizes e escalas. Aproveitando pequenos lotes ociosos, os projetos the coffee / Studio Boscardin.Corsi Arquitetura e Cafeteria del Popolo / Rare Studio Experimental demonstram que é possível extrapolar um possível aconchego para levar o cheiro e o sabor do ingrediente para o espaço público.
Outra possibilidade, é criar um espaço que privilegie a conexão existente entre interior e exterior, valorizando a paisagem do contexto ao mesmo tempo que traz uma sensação de proteção. Café Patom / NITAPROW e Aranya Café / odd são bons exemplos desse partido.
Já os projetos Cafeteria Tanatap Ring Garden / RAD+ar (Research Artistic Design + architecture) e Cafeteria Anh Coffee Roastery / Red5studio vão um pouco mais além e trazem projetos paisagísticos que propiciam uma outra experiência espacial e sensorial. Além disso, apresentam um mobiliário integrado que proporciona diferentes modos de se sentar, propiciando distintas experiências sociais - seja para reuniões casuais ou de negócios, ou um encontro.
E, claro, projetar uma cafeteria também é a chance de explorar possibilidades materiais e de texturas que demonstram a inventividade de um projeto de arquitetura e design de interiores, que podem inclusive ampliar o programa para outros usos, como é possível ver nos projetos: Café em Harmonia com a Natureza / Reutov Design, Cafeteria Cenchi / SpaceStation e Reforma Café-Concerto Can Lliro / Aulets Arquitectes + Carles Oliver.
Por fim, destacamos duas fábricas de café - Sede Carmo Coffees / Gustavo Penna Arquiteto e Associados e Fábrica de Café / Khmaladze Architects - que em seus projetos arquitetônicos valorizam um percurso sensorial a partir do aroma e sabor do ingrediente, e dos espaços propostos que ajudam a contar uma história e criar uma imagem das marcas.