Entre 25 de março e 3 de abril, ocorreu um dos eventos arquitetônicos mais importantes da Bolívia, a Bienal Internacional de Arquitetura de Santa Cruz 2022 (VIII BASC). Convocada e organizada pelo Colégio de Arquitetos de Santa Cruz (CASCZ), este ano foi realizada de forma híbrida sob o tema principal Reconectar, que alude à situação global de reconexão pós-pandêmica.
O evento teve duas categorias principais para a premiação de obras e projetos, uma nacional e outra internacional, onde a equipe de seleção incluiu o júri composto por Ivo Renato Giroto (Brasil), Martin Padrón (Venezuela), Fabián Dejtiar (Argentina/Chile), Roberto Ameneiro (Espanha) e Carlos Álvarez (Costa Rica). No último dia do evento, os vencedores foram anunciados, e você pode conhecê-los a seguir.
... uma diversidade de programas e escalas que vão desde a importância da execução de obras públicas de qualidade como o 'Terminal Metropolitano El Alto', passando por diferentes respostas habitacionais privadas aos diversos climas da Bolívia, como o edifício 'Quartier Las Palmas', 'Edifício Cecilia' e 'Casa DUNN', até projetos precisos e modestos de recuperação e intervenção que agregam valor à cidade como 'Espaços en Comun-idades' e 'Las Flaviadas'. - Apontou o júri
Categoria Nacional
Júri: Roberto Ameneiro (Espanh), Carlos Álvarez (Costa Rica) e Fabián Dejtiar (Argentina/Chile).
-
Obra Construída
Primeiro Lugar: Terminal Metropolitano El Alto / ARQUITECTONICA ESTUDIO
Menção: Quartier Las Palmas / SOMMET
Menção: Edifício Cecilia / Christian Davila
Menção: Casa DUNN / Karen Fabiola Gutierrez Pereyra
Menção: Espaços em Comun-idades / Fundacion Pro-Habitat
Menção: Las flaviadas, um espaço de articulação e coesão social / Ana Lucia Lugones Saucedo e Luis Fernando Landivar Alvis
-
Projetos
Primeiro Lugar: Habitação Social / Angel Eduardo Roca Rojo e Guillermo Castillo Reynaga
Menção: Casa Mansilla / SOMMET
Menção: Casa Mirante Laguna / Edwin Bause Villar
... refletir sobre o contexto em que estão inseridos, fornecendo explorações com técnica e materiais, apresentando diversas estratégias e respostas aos desafios locais, levando a disciplina profissional mais longe. Os escritórios 'Nordeste Curuguaty' no Paraguai, traduzindo interessantes conhecimentos materiais no ambiente local; passando pelas obras de habitação coletiva do edifício 'Natura' no Equador e 'COPA' na Argentina, com suas considerações sobre as novas formas de vida e de trabalho; e terminando com as obras do espaço público como o 'Parques do Río Medellín' e o 'Tropicario' na Colômbia, que incitam a continuar com a necessária preocupação com a natureza e sua relação com a humanidade. - Comentou o júri.
Categoria Internacional
Júri: Ivo Renato Giroto (Brasil), Martin Padrón (Venezuela) e Fabián Dejtiar (Argentina/Chile).
-
Obra Construída
Primeiro Lugar: Escritório Nordeste Curuguaty / Mínimo Común Arquitectura
Menção: Parques do Rio Medellín / Cauce + Juan David Hoyos
Menção: Tropicário do Jardim Botânico de Bogotá / DARP
Menção: Natura / DIEZ+MULLER ARQUITECTOS
Menção: COPA / MCL - STUDIO
Menção: Sede Empresarial AGROINLACA
-
Projetos
Primeiro Lugar: SESC PARQUE DOM PEDRO II / UNA Arquitetos
Menção: Parque do Rio Ciudad DO / Roho+Tau | Taller de Arquitectura & Urbanismo
Menção: Laboratório Urbano - Projeto Piloto reabilitação Canal Bogotá / AL CUADRADO ARQUITECTOS SAS