Do revestimento externo ao sistema estrutural, um edifício é feito de muitas camadas. Assim como o corpo humano, muitas delas - que tendem a ser os componentes mais cruciais e funcionais - permanecem invisíveis pelo público, cobertas com características estéticas. Entre todos os elementos ocultos, todos os edifícios incluem chapas usadas para servir vários propósitos principais: proteger o chão, paredes, telhados e tetos, fortalecendo a estrutura contra forças internas e externas, dando à edificação solidez.
A madeira é o material mais comum para este revestimento, com Oriented strand board (OSB), geralmente sendo a melhor escolha. Mas por quê? Feitas por lascas de madeira coladas e comprimidas com adesivos curados pelo calor, placas OSB são leves, flexíveis, fortes, versáteis e totalmente recicláveis. Também se destacam resistindo à deflexão, deformação e distorção, além de oferecer algum isolamento térmico e acústico. No entanto, além de seu bom desempenho e propriedades mecânicas, o OSB é especialmente conhecido por ser mais barato do que outras alternativas, economizando drasticamente custos e o tempo. De fato, este painel estrutural pode ser de U$ 3 a U$ 5 mais barato do que o compensado, o que explica por que muitas vezes é considerado seu substituto de baixo custo.
O OSB ganhou uma sólida reputação como um produto acessível, mas confiável, que, pelo menos em seu uso generalizado, permanece escondido dentro de edifícios. Portanto, não é comumente associado a um valor estético decorativo que merece ser visto. Encontrando a beleza em sua simplicidade, projetos recentes incorporaram os painéis OSB como características de design visíveis em interiores residenciais modernos, dando à placa de engenharia amplamente usada um novo significado. Servindo os motivos funcionais e decorativos, isso transformou o material humilde em um elemento elegante capaz de adicionar calor e características únicas aos espaços.
Envernizado ou cru - e com cores que variam de palha amarelo a um marrom escuro -, OSB oferece possibilidades de design intermináveis que podem ser exploradas em várias escalas: de revestimentos e tetos inteiros, para um toque simples, cobrindo pequenas áreas e móveis. Também pode ser combinado com outras madeiras e cores neutras para alcançar um estilo nórdico confortável, ou com aço e concreto para uma aparência industrial elegante. Em última análise, é um material simples que pode fazer uma mudança substancial - e, ao mesmo tempo, fornecer rigidez e força para os interiores.
Para mergulhar ainda mais na tendência crescente, abaixo apresentamos maneiras criativas e inspiradoras de usar painéis OSB como um lindo recurso de design em casas.
Cadam: Apartment Renovation For a Musician / DTR_studio arquitectos
Para este projeto de renovação, os novos acabamentos foram escolhidos de acordo com os materiais pré-existentes; Entre eles, placas recicladas de OSB que complementam a moderna estética industrial.
House in Sintra / SER-ra
Anteriormente um espaço aberto, a cozinha e as instalações sanitárias estão escondidas atrás de uma parede OSB, atuando tanto como uma partição quanto um elemento decorativo em um espaço em branco.
House Unimog / Fabian Evers Architecture, Wezel Architektur
Em seu segundo andar, o teto e as paredes são revestidos com placas OSB que, adicionando tons claros e quentes, criam contraste com o piso preto.
Hostel CONII / Estudio ODS
Embora não seja uma casa, este hotel serve como inspiração para espaços residenciais, usando criativamente os painéis de madeira industrial na cozinha e quartos sob a forma de pisos, paredes e móveis.
Three-Gable Roof House / Arrokabe Arquitectos
Utilizando recursos que são usuais em edifícios tradicionais, o projeto apresenta um forro em OSB, complementando as vistas para a floresta próxima e adicionando tons laranja e amarelo aos interiores de cor neutra.
Xadrez Apartment / UMA Collective
Esta renovação teve como objetivo gerar uma visualização contemporânea usando matérias-primas brutas, integrando painéis OSB em paredes e tetos.
Upcycle House / Lendager Arkitekter
Com o objetivo de funcionar como uma casa contemporânea construída de materiais simples e convencionais, o interior é coberto com painéis OSB combinados com paredes brancas.
Alpes São Chico Housing Complex / Porto Quadrado
A casa pré-fabricada é revestida com as placas projetadas, que, além de cobrir as camadas de isolamento, criam uma aparência industrial moderna.
The POP-UP House / TallerDE2 Arquitectos
Buscando usar um único material econômico e versátil, a infraestrutura foi construída com painéis OSB, resultando em uma estética e textura única.
MMR / ARCHI7
A escolha dos materiais foi feita levando em conta a durabilidade, a qualidade e a economia. Assim, as paredes internas são revestidas com os painéis estruturais (também servindo como um sistema de intertravamento).
Triangle House / JVA
Inspirado pela beleza da natureza ao redor, o exterior desta casa é vestido de painéis de madeira, enquanto a maioria das paredes internas e tetos são revestidas com placas OSB.
Mac House / La Errería
Com o desejo de evitar excesso e opulência, os arquitetos se concentraram em exibir materiais simples em seu estado natural, incluindo os painéis de madeira projetados que cobrem as paredes, pisos e tetos.
All I Own House / PKMN Architectures
Experimentando com flexibilidade e várias configurações, esta casa apresenta unidades de madeira feitas sob medida do OSB, que atuam como contentores suspensos, móveis e transformáveis.
Individual Hangar / GENS
Com um orçamento limitado, esta casa tinha que ser feita de materiais econômicos, por isso aproveitou as placas OSB como um recurso de design barato e elegante no corredor e nos quartos.
House Husarö / Tham & Videgård Arkitekter
Imitando a floresta circundante, todas as construções e acabamentos são feitos de madeira. No nível superior, isso é conseguido com os painéis estruturais revestindo as paredes e o teto.
Urban Cabin / Francesca Perani Enterprise
O design de interiores é composto de duas áreas monocromáticas em contraste aberto: enquanto o mármore é usado na área da cozinha, o OSB quente define a sala de estar como uma superfície texturizada única.
Roll House / Moon Hon
Nesta casa, uma das salas multiuso é coberta com painéis aparentes de OSB, revelando uma textura repetitiva e porosa.
Petit Bayle / Meld Architecture
Internamente, as paredes e tetos do nível superior são revestidas no OSB, que é pintado nos quartos para distinguir os espaços mais privados, mas deixados crus nas paredes restantes, fornecendo o interior com uma aparência confortável e suave.