A fim de aplacar as consequências do crescimento urbano informal nas regiões de Lima e Callao, a Conselho de Arquitetos do Peru Lima (CAP RL) apresentou em 19 de abril o programa "Valora Nuestro Barrio" (Valoriza Nosso Bairro). Através de 21 projetos selecionados, o programa busca melhorar a qualidade de vida dos habitantes, reconhecendo e tornando visíveis as boas práticas de melhoria urbana nos bairros propostos.
O programa "Valora Nuestro Barrio" consiste em uma plataforma interativa de informações e postagens na internet, que busca conectar iniciativas, coletivos e aliados estratégicos a fim de promover visibilidade, apoio e oportunidades de financiamento para iniciativas e projetos de melhoria comunitária. Desta forma, a instituição CAP RL, trabalhando em conjunto com gestores e coletivos, cumpre a função de articular as diversas intervenções urbanas visando o desenvolvimento de uma cidade inclusiva e sustentável, incentivando a participação da comunidade.
Os 21 projetos identificados para a melhoria dos bairros de Lima e Callao estão localizados nos distritos de: San Juan de Lurigancho (4), Villa El Salvador (4), Rimac (3), Cercado de Lima (3), Villa Maria del Triunfo (3), Comas (1), Independencia (1), El Agustino (1) e Cañete (1). Vale notar que os projetos têm uma abordagem temática urbana no espaço público e comunitário, gestão ambiental, atividades produtivas, equipamentos urbanos, serviços básicos, turismo, ecologia, patrimônio e restauro, entre outros.
A iniciativa "Valora Nuestro Barrio" convoca as empresas do setor de habitação e construção civil a participar com doações financeiras e materiais. Ela também convida profissionais e estudantes que desejam contribuir com seus conhecimentos e experiência para os diversos projetos sociais de melhoria dos bairros urbanos. Lourdes Giusti, diretora do CAP Regional de Lima, disse que "Valora Nuestro Barrio é um programa importante porque procura tornar visíveis as boas práticas cívicas e urbanas empreendidas pela população para melhorar seu bairro, criando um impacto positivo sobre os cidadãos, e que também pode ser replicado em outras áreas semelhantes. Hoje mais do que nunca é necessário unir forças com a iniciativa privada e os cidadãos para trabalhar juntos e reduzir as brechas sociais, tornando possível uma Lima com mais espaços públicos de qualidade para toda a população local".
Os 21 projetos são:
1. Collique Verde Parque Huayna Capac – por Parada Libre
Distrito de Comas
O projeto, através do co-desenho participativo, busca promover a apropriação dos vizinhos sobre seus espaços públicos. Ele visa fortalecer e recuperar lugares públicos através da regeneração da vegetação e do paisagismo urbano.
2. "Barrios que Cuidan" (Bairros que Cuidam) – por Espacio Común
Distrito Independencia
O projeto procura fazer evoluir o modelo da planta típica de sala de jantar-cozinha comum para um equipamento produtivo multiuso, no qual as mulheres possam aprender e praticar ofícios. Ao mesmo tempo, o espaço público é trabalhado, incentivando a melhoria das condições de vida de forma íntegra e integradora.
3. Recuperação do "Local Comunal Comité 9 AA.HH. Santa Isabel" – por Iniciativa Libre
Distrito El Agustino
O projeto busca recuperar as instalações comunitárias do Comitê 9 como um espaço coletivo multiuso. O objetivo é fortalecer a identidade comunitária e, ao mesmo tempo, proporcionar espaços abertos para educação e cultura que contribuam para a formação de novas habilidades na comunidade e para o desenvolvimento infantil.
4. Ollas Verdes La Florida – por Aquí Jugamos Todos
Distrito San Juan de Lurigancho
O projeto pretende ser a semente para o futuro de Ollas Sostenibles, buscando recuperar e implementar estes espaços comunitários ao longo do tempo, e acolhendo vizinhos de fora para dentro, através da vegetação local, ventilação e iluminação natural.
5. Praça Santa María, lugar para a infância como vínculo social – por Has Tu Mundo Verde
Distrito San Juan de Lurigancho
O projeto, através do uso de um desenho tático e participativo focado em crianças, cuidadores e idosos (a infância como um vínculo social), procura transformar seus espaços em ambientes lúdicos, educativos e saudáveis que promovam a brincadeira como elemento chave de mudança e aprendizagem.
6. Rota integradora Paradero Los Postes - Lomas El Mirador – por Haz Tu Mundo Verde
Distrito San Juan de Lurigancho
O projeto busca estabelecer uma definição visual da rota do Paradero Los Postes (na linha 1 do metrô de Lima) até Lomas El Mirador, de tal forma que possa servir de guia para um acesso rápido da cidade até os morros do entorno.
7. Projeto Niños Guerreros de Jesús – por Habitable
Distrito San Juan de Lurigancho
O projeto se concentra no desenho participativo e na construção colaborativa de uma escadaria comunitária e áreas comuns recreativas que conectam o trajeto entre o espaço público e a escola comunitária. Desta forma, busca aumentar a consciência a respeito da importância do espaço habitado, ao mesmo tempo em que promove processos democráticos de melhoria urbana.
8. Mercados Locais Resilientes: Melhoria do espaço público de entrada de "Los Mercados Mercedarias" – por Know Lima
Cercado de Lima
O projeto pretende transformar os Mercados Locais de Barrios Altos, revitalizando os espaços públicos através da melhoria dos espaços comuns, promovendo a vida comunitária.
9. "Cuido mi Quinta El Jaime" etapas 1 e 2 – por Habitar Cconstrucción Colectiva
Cercado de Lima
O objetivo geral do projeto é melhorar a habitabilidade, a segurança e as condições sanitárias da Quinta El Jaime. A primeira etapa do projeto consistiu na substituição das escadas antigas. A segunda etapa da reabilitação tem como objetivo melhorar a qualidade das áreas comuns da Quinta.
10. "Cuido mi Quinta Virgen de Fátima" etapas 1 e 2 – por Habitar Cconstrucción Colectiva
Cercado de Lima
O projeto "Cuido mi Quinta" é uma estratégia de reabilitação urbana progressiva, desenvolvida a partir da experiência anterior da associação em apoio à gestão social, ao diagnóstico participativo e ao fortalecimento das redes de vizinhança. Seu objetivo geral é melhorar as condições de habitabilidade, segurança e saneamento da Quinta Virgen de Fátima desde 2018.
11. A Escadaria de Las Lomas – por Ama Amancaes
Distrito del Rímac
O projeto pretende conectar uma das rotas com o maior fluxo de pedestres do bairro. A ideia é melhorar a acessibilidade desde as áreas baixas até a parte alta de Flor de Amancaes, criando espaços verdes para permanecer e contemplar. Da mesma forma, implementar a contenção contra deslizamentos de terra usando bambu como sistema de construção de baixo custo.
12. Parque N1 de Flor de Amancaes – por Ama Amancaes
Distrito del Rímac
O projeto busca proporcionar ao bairro um espaço público de congregação e recreação, onde as atividades possam se diversificar, criando um espaço aberto a pessoas de todas as idades, e incluindo jardins urbanos como parte de uma convivência com Lomas.
13. Comuna Amancaes – por Colectivo Más Ciudad
Distrito del Rímac
O objetivo do projeto é consolidar o centro comunitário de Lomas de Amancaes como um marco em sua paisagem, proporcionando uma infra-estrutura que contenha atividades educativas e culturais antes do início do roteiro turístico através de Lomas de Amancaes. Ele procura contribuir para a proteção do frágil ecossistema local, utilizando mecanismos participativos de apropriação e conscientização dos cidadãos, fortalecendo suas estratégias atuais de turismo responsável.
14. Adote um Huarango – por Comando Ecológico
Distritos Villa María del Triunfo, Pachacámac y Carabayllo
O projeto visa conservar as Lomas de Lima, através do reflorestamento de espécies nativas, conscientizando a população e promovendo o interesse das autoridades e da iniciativa privada. O projeto abrange três lugares: Lomas de Lúcumo (Pachacámac), Lomas de Paraíso (Villa María) e Lomas de Primavera em Carabayllo.
15. Mirante Cristo El Salvador – por UDEAL
Distritos Villa el Salvador
O projeto busca recuperar e revalorizar a imagem do Cristo Salvador, um ícone do distrito. Ao mesmo tempo, procura recuperar o espaço público circundante, aproveitando a identidade local.
16. Projeto do Parque de La Amistad – por Iniciativa Libre
Distritos Villa el Salvador
O projeto pretende melhorar a qualidade de vida das crianças e moradores do bairro, através de um projeto e gestão participativa que lhes proporciona uma variedade de usos e possibilidades de experimentar o espaço público. Ao mesmo tempo, reduz a insegurança na região, fortalecendo a identidade do bairro e formando uma cidadania ativa e comprometida com sua cidade.
17. "Juguemos en la rotonda" - um espaço colorido para as crianças de Príncipe de Asturias – por Paisajes Educativos
Distritos Villa el Salvador
O projeto visa criar espaços que permitam a exploração, o movimento e o desenvolvimento sócio-psicomotor, com foco nas crianças da primeira infância da comunidade de AA.HH. Príncipe de Asturias.
18. Pacha - Bio-horta Comunitária em Príncipe de Asturias – por Paisajes Educativos
Distritos Villa el Salvador
O projeto, que está sendo implementado atualmente, visa criar espaços de vida produtivos e verdes para a comunidade de AA.HH. Príncipe de Asturias.
19. Ativação do Espaço Público em Bellavista, Mirante Estratégico – por Colectivo Más Ciudad
Distritos Villa María del Triunfo
O projeto busca recuperar espaços em desuso e transformá-los em espaços ativos, onde a comunidade e os visitantes de Lomas de Paraíso possam desenvolver diversas dinâmicas sociais ao redor das colinas costeiras.
20. Bio-horta em Lomas de Paraiso – por Colectivo Más Ciudad
Distritos Villa María del Triunfo
O projeto busca criar um circuito de permacultura, através da relação entre a bio-horta e a cantina, a fim de promover o local como referência para as práticas ecológicas e de agricultura urbana.
21. Casa Produtiva Cañete – por Tandem Arquitectura
Cañete
O projeto visa implementar uma Casa Produtiva através da auto-construção assistida, o uso de energia passiva e processos artesanais próprios. Além disso, a casa está servindo como referência para o desenvolvimento de novos projetos de baixa renda em Pisco e Nazca.