A arquitetura em Berlim está sendo projetada para explorar novas ideias nas fachadas dos edifícios. Berlim é uma cidade definida por uma mistura eclética de estilo e uma rica história. Seu ambiente construído foi dramaticamente moldado por uma série de programas municipais de construção, além de um passado de extensa demolição, áreas residenciais planejadas e diversos novos projetos culturais. Combinada com influências de toda a Europa, a arquitetura contemporânea de Berlim apresenta novas ideias sobre conceitos de construção, formas e fachadas.
Reunindo projetos que estão repensando as elevações de edifícios, cada um dos projetos a seguir está localizado em Berlim. Empurrando os limites, eles representam uma série de movimentos formais e espaciais em diferentes programas e escalas. Ao mesmo tempo, eles se baseiam na história cultural de Berlim e reinterpretam técnicas e métodos de construção do passado. O resultado é uma celebração da natureza eclética da cidade através da arquitetura e do ambiente construído.
Edifício Bricks Berlin Schoeneberg / GRAFT
Na Hauptstrasse em Schöneberg de Berlim, a GRAFT revitalizou as instalações históricas dos correios, expandindo-as com dois novos edifícios e convertendo os terraços originais para fins comerciais. Assim, criou-se um moderno conjunto de 32.000m2 acessível ao público, composto por escritórios, restaurantes, lojas e apartamentos. A área ao redor do complexo de edifícios é um dos bairros residenciais mais movimentados da cidade
cube berlin Smart Office Building / 3XN
Este edifício escultural e icônico apresenta tecnologias pioneiras de escritórios inteligentes e está situado no coração de Berlim, no historicamente significativo Washingtonplatz. Como um dos novos espaços públicos emergentes de Berlim, o local oferece o cenário ideal para este novo marco, que mostra os mais recentes avanços em sustentabilidade, design, digitalização e conforto. A cube berlin faz parte do plano diretor da Europacity - um distrito urbano emergente em torno da principal estação de trem de Berlim.
Axel Springer Campus / OMA
A Axel Springer promoveu uma mudança da mídia impressa para a digital. Seu novo edifício no campus em Berlim atua como um símbolo e uma ferramenta nesta transição - um edifício para atrair a elite da Boêmia digital da Alemanha. Dividido por um átrio diagonal que se abre para os edifícios já existentes da Axel Springer, a essência do projeto é uma série de pavimentos terraço, que juntos configuram um 'vale'. Este por sua vez, cria um palco informal no centro.
Labels Berlin 2 / HHF Architects
O novo centro de moda, Labels Berlin 2, foi concebido para oferecer espaço de exposição para cerca de trinta diferentes marcas de moda internacionais. Uma grande área para eventos e um pequeno restaurante estão localizados no térreo. O conceito do projeto responde à arquitetura do edifício adjacente. Os espaços interiores deste edifício histórico são fortemente caracterizados pela repetição de janelas em arco utilizadas na fachada.
Jewish Museum, Berlin / Studio Libeskind
Em 1987, o governo de Berlim organizou um concurso anônimo para a expansão do Museu Judaico original, inaugurado em 1933. O programa pretendia trazer a presença judaica de volta a Berlim após a segunda guerra mundial. Em 1988, Daniel Libeskind foi escolhido como vencedor entre vários outros arquitetos de renome internacional; seu projeto foi o único que implementou uma forma radical como uma ferramenta conceitualmente expressiva para representar o estilo de vida judaico antes, durante e depois do holocausto.
James Simon Galerie / David Chipperfield Architects
Como uma continuação da arquitetura de fórum de Friedrich August Stüler, a James-Simon-Galerie serve como novo edifício de entrada para a Ilha dos Museus, completando o conjunto entre o canal Kupfergraben e o Neues Museum. Juntamente com o "Passeio Arqueológico", ela forma a espinha dorsal do plano diretor que foi desenvolvido em 1999 e adotado como base para todo o planejamento da Ilha dos Museus.
UP! Berlin / JASPER ARCHITECTS
Em 2016, a JASPER ARCHITECTS venceu o concurso organizado pela SIGNA, a maior empresa imobiliária privada da Áustria, para uma reformulação geral do antigo centro comercial "Centrum Warenhaus" da RDA, construído em 1979. A tarefa do concurso era apresentar um conceito para transformar este enorme bloco de construção quadrado de 80m x 80m em um espaço de escritórios utilizável para a era digital.