Balkrishna Doshi foi formalmente presentado, em 15 de junho, com a 2022 Royal Gold Medal for Architecture pelo presidente do RIBA, Simon Allford. Concedido pelo Royal Institute of British Architects, em nome de Sua Majestade a Rainha, o prêmio anual é “oferecido a uma pessoa ou grupo de pessoas que tiveram uma influência significativa direta ou indiretamente no avanço da arquitetura”.
Figura principal na formação da arquitetura indiana e suas regiões adjacentes, conhecido especialmente por seu planejamento urbano visionário e projetos de habitação social, Balkrishna Doshi “combinou o modernismo pioneiro com o vernáculo”, enquanto seus edifícios carregam “uma profunda apreciação das tradições da arquitetura, clima, cultura e artesanato da Índia”. Com 70 anos de carreira, mais de 100 projetos construídos e sua atuação na educação, tornou-se reconhecido internacionalmente por suas contribuições no cenário arquitetônico. Aos 90 anos e ainda atuando, Balkrishna Doshi “continua tão prolífico quanto inspirador”, afirma o Comitê de Honra do RIBA de 2022.
Estou agradavelmente surpreso e profundamente honrado em receber a Royal Gold Medal da Rainha da Inglaterra. Que grande honra! A notícia deste prêmio trouxe de volta lembranças do meu tempo trabalhando com Le Corbusier em 1953, quando ele acabava de receber a notícia da conquista da Royal Gold Medal. Lembro-me vividamente de sua emoção ao receber esta honra de Sua Majestade. Ele me disse metaforicamente: 'Eu me pergunto o quão grande e pesada esta medalha será'. Gostaria de expressar minha sincera gratidão à minha esposa, minhas filhas e, mais importante, minha equipe e colaboradores do Sangath, meu estúdio. -- Balkrishna Doshi
Anunciado em dezembro de 2021, Doshi, o destinatário da Royal Gold Medal deste ano, também recebeu o Prêmio Pritzker em 2018. Concedida desde 1848, como reconhecimento do trabalho de uma vida, outros profissionais condecorados incluem Sir David Adjaye OBE (2021), Dame Zaha Hadid (2016), Frank Gehry (2000), Lord Norman Foster (1983), Frank Lloyd Wright (1941) e Sir George Gilbert Scott (1859).
O evento deste ano foi seguido por uma celebração virtual transmitida ao vivo do estúdio de Balkrishna Doshi em Ahmedabad, Índia e da sede do RIBA em Londres, Reino Unido. O acontecimento digital contou com homenagens de arquitetos de todo o mundo, incluindo Frank Gehry, Álvaro Siza e Benedetta Tagliabue. O comitê de seleção da Royal Gold Medal 2022, presidido pelo arquiteto e presidente do RIBA Simon Allford, foi composto por: Sir David Adjaye OBE, arquiteto e ganhador da Royal Gold Medal for Architecture 2021; Alison Brooks, diretora principal e criativa da Alison Brooks Architects; Kate Cheyne, arquiteta e diretora da Leicester School of Art, Design and Architecture em De Montfort University e Dr. Gus Casely-Hayford OBE, diretor fundador da V&A East e professor na SOAS (Escola de Estudos Orientais e Africanos em Londres).
Foi uma honra e um prazer presidir o comitê que selecionou Balkrishna Doshi como medalista de ouro de 2022. Aos 94 anos, ele influenciou gerações de arquitetos por meio de sua arquitetura deliciosamente proposital. Um pensador original e independente – é capaz de desfazer, refazer e evoluir. No século XX, quando a tecnologia ajudou muitos arquitetos a construir independentemente do clima e da tradição local, Balkrishna permaneceu intimamente ligado ao seu interior: clima, tecnologias novas e antigas e artesanato. A notável contribuição de Balkrishna Doshi para a arte da arquitetura, o ofício da construção e a prática do design urbano o estabelecem como um dos mais merecedores do prêmio. Foi uma honra presenteá-lo com a medalha e poder comemorar com ele, ao lado de um público global. -- Simon Allford, presidente do RIBA
Info via Riba.