Zaha Hadid Architects (ZHA) foi nomeado o vencedor de um concurso internacional para projetar o Jinghe New City Culture & Art Center na província de Shaanxi, China. O projeto faz parte da Jinghe New City, uma área que cresce como um centro de ciências e tecnologia com novos institutos de pesquisa científica que são movidos pela consciência ambiental. A arquitetura combina com a paisagem circundante, ecoando os vales esculpidos pelo rio Jinghe através das montanhas e paisagens da província de Shaanxi.
Jinghe New City está se tornando um centro para o desenvolvimento de indústrias que se concentram em novas energias, materiais, inteligência artificial e aeroespacial. O novo centro cultural está localizado no distrito de Jinghe Bay Academician Science & Technology Innovation da cidade. A arquitetura é organizada como uma série de volumes, camadas e superfícies fluidas, interconectando-se com pátios e paisagens que definem uma sequência de espaços internos e externos para sua comunidade.
O design do centro se mistura com o plano diretor existente para conectar a nova biblioteca multimídia ao norte da Avenida Jinghe com o novo teatro de artes cênicas, salas multifuncionais, estúdios e galerias de exposições ao sul por meio de pátios elevados, jardins e caminhos. Rampas levemente inclinadas fornecem uma porta de entrada para a rede de calçadas públicas do distrito, ligando seus bairros comerciais e residenciais com os parques e o rio ao sul, enquanto fornecem aos moradores da cidade acesso direto à estação de metrô planejada.
Os terraços da biblioteca multimídia têm vista para o átrio de altura total com claraboias difusoras gerando uma variedade de zonas públicas de leitura que receberão, por sua vez, publicações impressas e tecnologias de realidade virtual imersivas. No lado sul da avenida, o teatro de artes cênicas está alocado, acomodando até 450 pessoas em vários tipos de eventos. O salão multifuncional, estúdios e galerias são sobrepostos e organizados ao redor do teatro para compartilhar áreas públicas que melhoram a acessibilidade e a colaboração interdisciplinar.
Como forma de otimizar o uso de ventilação e luz natural foram realizadas análises de irradiação solar e planejamento responsivo do local, acomodando-se ao clima temperado ameno de Jinghe New City. A construção priorizou materiais produzidos localmente através da incorporação de painéis fotovoltaicos para geração de energia, coleta de água da chuva e um alto conteúdo reciclado para obter a certificação 3 estrelas no programa Green Building da China.