As experiências oferecem a um projeto de arquitetura a oportunidade de se elevar além das entidades bidimensionais, permitindo articular personalidade e emoção de diferentes maneiras – uma estratégia bastante útil principalmente em projetos comerciais e de serviços. Por meio das experiências, as marcas podem levar seus visitantes a uma experiência imersiva que reflete seus valores, missão, história e assim por diante.
Na vanguarda desse movimento está a Mather & Co, uma agência que ajuda marcas comerciais em todo o mundo a elevar sua presença offline e ultrapassar seus concorrentes, criando experiências que elevam as relações do usuário com o espaço. Fundada em 1995 por Chris Mather, o trabalho da Mather & Co inclui a Gretna Green Experience; Downton Abbey: A Exposição; Museu Interativo de Silverstone; o R&A World Golf Museum; e The Royal Mint Experience.
A empresa cruza criatividade e tecnologia, usando esta última como uma ferramenta para dar vida a grandes ideias.
E como utilizar a experiência no seu projeto de arquitetura?
Tecnologia
A tecnologia de mapeamento de projeção pode transformar qualquer superfície irregular, como a fachada de um edifício, em uma tela para experiências audiovisuais de tirar o fôlego que podem estender o alcance de uma marca. Por meio de design, qualquer superfície pode ser aumentada e transformada em uma exibição emocionante e imersiva para comunicar uma história ou mostrar um produto.
Exemplos bem-sucedidos de tecnologias de mapeamento de projeção imersiva incluem Wear the Rose, uma experiência esportiva de 360 graus que assumiu a O2 Arena de Londres, bem como uma instalação gigante na Arábia Saudita usando as montanhas Tuwaiq como tela.
Conexão com o patrimônio
Às vezes, é a história e a herança por trás de uma marca que orienta o tipo de experiência que você precisa desenvolver. A famosa loja de ferreiros em Gretna Green é lendária por casamentos fugitivos que remontam a centenas de anos, mas a lenda corre o risco de ser esquecida por completo com o envelhecimento demográfico de visitantes.
Neste projeto da Mather & Co houve necessidade de revigorar a marca de novas maneiras para se conectar com o público mais jovem – criando uma nova experiência no local contando a história de romance, rebelião e amor imparável desde 1754. A loja foi transformada em um experiência imersiva de contar histórias no coração do icônico destino Gretna Green. A experiência leva os visitantes a uma história de amor emocional e destaca o negócio como um todo – um negócio familiar. É uma visão moderna e contemporânea de uma história de 200 anos.
Momentos interativos
A maneira como as pessoas interagem com as experiências e o que elas querem delas mudou muito na última década. Com a tecnologia ao alcance de todos, as pessoas procuram agora uma interatividade mais participativa e física. Criar experiências imersivas e interativas permite que as marcas se conectem com seus públicos de maneiras diferentes e mais memoráveis.
No ramo do automobilismo, o novo Silverstone Interactive Museum conta a história da marca do circuito e seu lugar no automobilismo britânico de uma forma totalmente interativa. Desde participar de trocas de pneus e sentar em um carro icônico histórico da F1, até se envolver no laboratório de tecnologia e projetar seu próprio veículo, inserindo o usuário como parte da marca.
Reviver memórias
A série da Netflix, “Bridgerton” saiu das telas e agora é possível se sentir na luxuosa Regência Britânica dos idos de1800, tempo em que se passa o romance, cheio de amor, sexo, intrigas e fofocas, baseado nos bestsellers da escritora americana Julia Quinn.
The Queen’s Ball: A Bridgerton Experience, é um espetáculo sob medida para os fãs e perfeitamente ‘instagramável’, acaba de ser inaugurado em Los Angeles, no centenário hotel Millennium Biltmore, de 1923, no centro da cidade.
Logo na entrada, os ‘serviçais da corte’ vestidos à caráter — com perucas brancas enroladinhas — já saúdam os visitantes com champanhe. Móveis usados nos cenários da série e figurinos estão expostos já no início da experiência. O visitante logo é levado ao atelier de costura da Madame Delacroix, que além de roupas tem ainda coroas, maquiagem e outros acessórios para quem quer se preparar para conhecer a rainha que aguarda no salão ao lado. No meio do caminho, um bar com coquetéis dignos da realeza para fazer o esquenta da festa que está por vir.
Para saber mais sobre Design e Arquitetura de Experiências, acesse o Guia Nichos do Futuro com os 20 nichos mais promissores para se tornar um profissional de futuro memorável.
Via Tabulla.