Trazer o fogo para os interiores é o desejo de muitos durante o inverno. Além de esquentar o ambiente, ele cria uma sensação única e que remonta aos primórdios da habitação humana, nos levando a um certo conforto emocional. Se antes eram necessários chaminé e um estoque de lenhas para garantir isso, hoje existem as lareiras ecológicas, que podem ser embutidas ou portáteis: uma ótima escolha para quem mora em apartamentos ou não gosta da fumaça gerada pelo fogo.
A lareira ecológica ganha esse nome por, ao invés de utilizar madeiras, recorrer ao álcool etílico como combustível para produzir as chamas - que é renovável e possui uma baixa emissão de gás carbônico, considerada menor se comparada ao uso de lenhas.
Normalmente, a peça é composta por um queimador - a câmara de combustão, onde o combustível é colocado - e que irá definir a capacidade de aquecimento e intensidade do fogo. Portanto, quanto mais potente a câmara de combustão, mais ela esquentará um ambiente. Por isso, vale consultar um especialista para garantir que a lareira comprada satisfaça seus requisitos.
Como dito anteriormente, uma das principais vantagens está no fato da lareira ecológica não gerar fumaça, facilitando o seu uso em ambientes internos e extinguindo a preocupação de projetar um sistema de exaustão para garantir um ar mais limpo. Sendo assim, a lareira pode se tornar um elemento mais versátil na casa ou apartamento: utilizada para pontuar ou dividir ambientes e receber materiais distintos em seu perímetro para um maior destaque.
Além disso, ela pode ser comprada ou projetada como um modelo portátil, podendo te acompanhar em diversos cômodos do lar. Numa pesquisa rápida, vemos que o preço de lareiras ecológicas disponíveis no mercado variam de duzentos a oitocentos reais em média, um investimento relativamente acessível se comparado com as lareiras tradicionais e que pode agregar muito valor ao seu ambiente.