A EHDD lançou recentemente a ferramenta Early-Phase Integrated Carbon (EPIC), um novo aplicativo gratuito baseado na web desenvolvido para que os arquitetos definam metas e estratégias para reduzir as emissões de carbono nos projetos e construções. A ferramenta visa preencher uma lacuna no processo de avaliação do ciclo de vida e permitir aos projetistas identificar as medidas de maior impacto no início da concepção do projeto. Ao mesmo tempo, outros recursos como Tally e EC3 são vistos como cruciais mais tarde no desnvolvimento.
Ao projetar para neutralidade de carbono, há dois elementos a serem considerados: primeiro, a quantidade de economia potencial alcançável com cada medida de redução, e segundo, o prazo dessas economias. A trajetória da pegada de carbono é lançada no início do cronograma de projeto, acompanhada de decisões críticas, como a área do projeto, o sistema estrutural e a dependência de sistemas totalmente elétricos. Embora a maioria das medidas de avaliação do ciclo de vida seja normalmente concluída no final da fase do anteprojeto, a ferramenta EPIC fornece orientação para o estabelecimento de metas nas primeiras etapas da concepção apresentando aos projetistas e proprietários o que é possível e orientar decisões críticas.
EPIC é uma ferramenta poderosa e fácil de usar que coloca as informações sobre as emissões de carbono diretamente nas mãos dos tomadores de decisão no início do processo de projeto, quando as metas são estabelecidas, e as decisões podem resultar em impactos significativos. O EPIC expoe um quadro de carbono total permitindo que as equipes avaliem os trade-offs entre o carbono incorporado e carbono operacional, ampliando o conjunto de ferramentas de estratégias de mitigação do clima e mostrando que existe um caminho para a ação em cada projeto. - Stephanie Carlisle, AIA, Pesquisadora Sênior do Fórum de Liderança em Carbono
A EHDD, um escritório de arquitetura sediado em São Francisco, tem desenvolvido e implementado o EPIC como uma ferramenta interna para direcionar a estratégia climática em todos os projetos da empresa. Com o compromisso Climate Positive, o EHDD está lançando o aplicativo online. Um exemplo do impacto da ferramenta EPIC é o desenvolvimento do projeto de renovação do Edifício de Ciências Clínicas da UCSF, cuja abertura está prevista para o final deste ano. A ferramenta Epic indicou que a decisão de reutilizar a estrutura histórica existente proporcionaria a redução mais impactante, mas, segundo os arquitetos, a reutilização não foi a única opção considerada inicialmente. A ferramenta também considera o benefício de carbono da eficiência energética e instalações fotovoltaicas, ao mesmo tempo, em que mostra o impacto da dependência contínua de uma central de combustível misto ao invés da eletricidade
A ferramenta EPIC está atualmente na fase BETA. Cada vez mais arquitetos em todo o mundo, estão respondendo às ameaças da mudança climática usando a avaliação do ciclo de vida (LCA) como um método para criar uma imagem do impacto ambiental geral da vida útil de um produto desde a extração da matéria-prima, passando pelos processos de produção e gerenciamento de resíduos, incluindo todo o transporte e o uso intermediário de energia. Na arquitetura, a LCA é usada para avaliar as emissões de carbono geradas pelos materiais, construção e uso da estrutura durante toda sua vida útil, incluindo a demolição e o descarte.