O escritório UNStudio foi o vencedor do concurso internacional "Un Iași pentru Viitor" para projetar um novo bairro residencial no centro histórico de Iași, na Romênia. Para este concurso, organizado pela Iulius, quatro escritórios foram convidados a participar, Foster + Partners, MVRDV, UNStudio e Zaha Hadid Architects. O principal desafio do concurso foi projetar um edifício bem integrado a um ambiente urbano complexo marcado por monumentos históricos de diferentes épocas, descobertas arqueológicas, espaços públicos e jardins abertos. A proposta vencedora, intitulada “Tempos de Fazer Pontes, Comunidades Pontes” (tradução livre), visa oferecer uma resposta coerente às particularidades do local.
O complexo oferecerá espaços residenciais e equipamentos públicos. A solução volumétrica considera o skyline da cidade e espera representar uma inserção sutil. Os níveis inferiores são projetados para permitir a circulação dos pedestres pelo empreendimento e favorecer conexões entre Sf. Andrei e a Praça do Palácio, um dos espaços públicos mais icônicos da cidade. A topografia complexa do local também foi um fator determinante, pois os diferentes níveis ajudam a criar um oásis verde no centro do complexo.
O projeto do novo edifício é adaptado para enquadrar perspectivas valiosas para os monumentos do entorno. Os eixos definidos por essas perspectivas também dividem o corpo do edifício em seis volumes, aumentando ainda mais sua permeabilidade. Os níveis da base são dedicados às instalações públicas e, junto aos terraços paisagísticos, ajudam a criar um espaço público ativo para futuros moradores e para as comunidades locais.
Esta é a quarta vez que visito a cidade de Iaşi e descubro algo novo cada vez que venho aqui. Estudamos intensamente o contexto urbano para elaborar um projeto que respeitasse os monumentos históricos da cidade. Desenvolvemos um projeto sustentável para a cidade e para as gerações futuras e temos a honra de fazer parte desse processo. - Arjan Dingsté, diretor e arquiteto sênior do UNStudio
O júri é composto pelos arquitetos Șerban Țigănaș, Augustin Ioan, Dragoș Ciolacu, Mihai Corneliu Drișcu, Matei Bogoescu e o historiador Cătălin Turliuc, especializado em conservação patrimonial. Os resultados do concurso serão apresentados durante uma exposição pública em Iaşi, de 30 de junho a 14 de julho de 2022.