Hoje em dia está cada vez mais fácil notar a presença da tecnologia nas grandes cidades devido à velocidade em que nos movemos e ao capital. “Smart Cities” ou “Cidades Inteligentes”, é um termo popular para descrever a relação do planejamento urbano e tecnologia, cujo eixo norteador é a informação em prol da conectividade dos edifícios. Entretanto, a acessibilidade a essas novas tecnologias, revelou como é possível, a partir de nossas experiências únicas como cidadãos, acompanhadas de uma grande preocupação com o registro dos ambientes urbanos, mapear e vivenciar as cidades a partir de outras perspectivas.
Ferramentas como o Google Earth, Google Maps e o uso de redes sociais como Facebook, Instagram e TikTok contribuíram significativamente para que, mesmo sem ter visitado certas cidades ou lugares, tenhamos uma ideia das dinâmicas sociais de cada local. Todo esse conhecimento se traduz na criação de mapas demográficos que nos ajudam a entender, por exemplo, quais são as cidades onde a bicicleta é mais utilizada, ou os trajetos específicos de cada local. Da mesma forma, no caso do México, onde o comércio nômade faz parte da cultura, graças a este conjunto de conhecimentos podemos localizar quais são os principais eixos na Cidade do México, assim como seus horários específicos.
Em outros casos, como no Brasil, testemunhamos como este conhecimento comum revelou registros culturais como aumento significativo de pipas durante a pandemia, assim como mapas para entender e explorar diferentes sítios arqueológicos em cada cidade. Estas ferramentas servem não apenas para obter uma visão mais ampla do que nos molda, mas também para fazer críticas visuais conscientes do crescimento voraz através de comparações, utilizando recursos atuais com registros históricos, como foi feito com as pinturas de José María Velasco.
Estas tecnologias contribuem para a compreensão de nossas cidades, mapeando novas experiências urbanas com base em uma consciência mais holística das mesmas. Por isso, compilamos uma lista de artigos que mostram ferramentas, mapas, bancos de dados e ilustrações colaborativas que ajudarão você a entender diferentes cidades do mundo por meio de dados. Continue lendo para explorar a lista completa.
Mapa mostra as cidades com as maiores pegadas de carbono do mundo
Arquitetura sem pessoas: a cidade construída por máquinas
O seu celular tem muito o que dizer sobre segregação urbana
"Atlas de expansão urbana" mapeia o crescimento de centenas de cidades ao redor do mundo
10 tecnologias para cidades acessíveis
O uso da inteligência artificial como estratégia para analisar a informalidade urbana
José María Velasco: evolução da paisagem mexicana na obra do "arquiteto do ar"
Espaço público e comércio: fotografias aéreas e mapa interativo exploram os eixos na Cidade do México
Paisagens invisíveis: quando as ferramentas digitais falham em documentar
Como a percepção do meio ambiente evolui através da inovação na mobilidade?
Mapas sonoros da América Latina: cartografias alternativas para compreender o território
Como a visualização de dados pode moldar a arquitetura e as cidades
Pipasgrafia: cartografia afetiva mapeia soltura de pipas no Rio de Janeiro
GeoSampa disponibiliza imagens de alta resolução feitas a laser de São Paulo
Prefeitura de São Paulo disponibiliza mapa online com os sítios arqueológicos da cidade
CicloMapa: um mapa colaborativo da infraestrutura cicloviária das cidades brasileiras
Portal GeoSampa disponibiliza mapa de toda a cidade de São Paulo em 3D
"Mapa Corona nas Periferias": cartografia mapeia iniciativas de combate ao COVID-19
Mapas apresentam rios e bacias hidrográficas do mundo todo em cores vibrantes
Mapas do Brasil revelam áreas praticamente desertas do território nacional
Mapa da Desigualdade: acesso às políticas públicas varia de acordo com território
Qual é a altura máxima que posso construir? Ciudad 3D, uma plataforma digital para visualizar o Código Urbano de Buenos Aires
Como cresceram as cidades da Argentina nos últimos 30 anos?
Este artigo é parte dos Tópicos do ArchDaily: Tendências urbanas e habitacionais. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos do ArchDaily. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.