Embora o design e o layout dos banheiros que usamos atualmente seja milenar, ainda assim eles são considerados um dos cômodos mais difíceis de projetar e reformar. Existem muitas regras a serem seguidas durante os primeiros estágios do planejamento de um banheiro, especialmente porque envolve “pré-planejamento” e associação de encanamento, circuitos elétricos, conexões em cantos e áreas pequenas de piso. Vamos explorar os fundamentos do encanamento e onde alocar cada acessório para otimizar o layout do banheiro, facilitando seu projeto “faça você mesmo” de reforma ou criando o espaço do zero.
Ao longo da história, as civilizações desenvolveram seus próprios sistemas de saneamento com base em suas condições geográficas, culturais e econômicas. O uso de um assento de vaso sanitário, por exemplo, é comum no mundo ocidental, enquanto a maioria das pessoas nos países orientais usa o vaso sanitário ao estilo turco, no chão. Apesar de ser um dos menores cômodos de uma casa, o banheiro é certamente um dos mais desafiadores de se projetar, com diversos acessórios e instalações hidráulicas que exigem um planejamento cuidadoso. Naturalmente, quanto maior o banheiro, mais espaço há para instalar livremente as louças e armários, mas os arquitetos conseguiram definir dimensões mínimas e layouts específicos a serem considerados para banheiros pequenos, garantindo conforto, acessibilidade e praticidade, principalmente para crianças, idosos e pessoas com deficiência.
Este artigo é exclusivamente sobre a colocação de encanamentos e acessórios de banheiro e não sobre os diferentes tipos e dimensões de banheiros, que já exploramos.
Consulte a legislação local
O Código Internacional de Encanamento (International Plumbing Code - IPC) é um código modelo de encanamento que estabelece normas para sistemas de encanamento, com o objetivo de proteger a vida, a saúde e garantir a segurança dos ocupantes do edifício. O IPC se baseia em análises prescritivas relacionadas com o desempenho, como prevenção de refluxo, os diferentes tipos de acessórios, tubulação de abastecimento e distribuição de água, aquecedores, esgoto e ventilação sanitária, sifões, coletores de gordura, separadores e sistemas de água não potável, para citar alguns. Embora esse modelo seja abrangente, cada país tem seu próprio conjunto de normas, por isso é importante garantir que você siga as diretrizes de onde você está. Além disso, é ideal que você consulte um encanador licenciado ou deixe-o realizar o trabalho e montar as tubulações no local para evitar acidentes.
Conheça suas conexões: Ralo, Esgoto e Ventilação
As conexões são usadas para ralos, esgoto e ventilação, principalmente em sistemas de encanamento com fluxo contínuo de água. Essas conexões geralmente são um sistema de cola ou junta, com o tamanho variando entre 3 cm e 60 cm. Os tipos mais comuns de tubos hidráulicos são cobre, aço galvanizado e cloreto de polivinila (PVC), cujo uso varia de acordo com sua função e a pressão do fluxo de água.
Assim como os tubos, as conexões também têm diferentes tipos e formas de conectores e respiros, cada um correspondendo a uma função específica. Um T é um acessório conectado ao tubo em um ângulo de 90 graus, A junção se conecta em um ângulo moderado de 45 graus, um espude se conecta a uma conexão de 90 graus, que se conecta diretamente à linha de esgoto, um sifão é uma unidade em forma de U que impede que os gases do esgoto voltem para o ralo, ao mesmo tempo que permite a passagem da água com resíduos, um joelho é um tubo com uma curva arredondada de 90 graus que permite que os resíduos fluam sem entupir, uma flange de montagem conecta o vaso sanitário ao chão e conecta sua curva a tubulação de esgoto, e uma bucha de redução é uma peça que se conecta a um cano para reduzir progressivamente seu tamanho.
Usar as conexões adequadas evita vazamentos, enquanto os tubos de esgoto que não são devidamente ventilados podem liberar maus odores na casa. Por exemplo, quando uma linha se conecta a uma linha de esgoto principal, a conexão deve sempre ser uma junção para evitar que o efluente colida contra a lateral do tubo e volte na direção do tubo de ventilação.
Avalie as Condições do Banheiro Existente
Antes de projetar um banheiro, é importante entender bem quais são as condições existentes do banheiro; as condições da parede e acabamentos existentes, qual fixação será removida/guardada, etc. Garantir a pressão adequada da água também é muito importante, pois pode ser necessário substituir as válvulas de desligamento existentes. Se a pressão da água estiver baixa, talvez seja necessário adicionar uma bomba de reforço e, se a pressão estiver muito alta, talvez seja necessário instalar uma válvula redutora de pressão.
Localize a parede com o encanamento
Todas as casas tem uma parede onde estão localizados os principais canos de água e esgoto, e geralmente ela é mais espessa do que uma parede interna normal. A instalação de conexões nesta parede ou perto dela facilitará todo o processo de encanamento e minimizará a quantidade de material, pois é para onde todos os tubos levam.
Planeje os Sistemas de Água e Esgoto
Embora a distância do tubo à conexão na parede dependa do tamanho do banheiro e das restrições do projeto, a maioria dos códigos estabelece que as conexões não devem ser colocadas muito próximas umas das outras. Os banheiros geralmente exigem um mínimo de 6 tubos: 5 linhas de água - uma linha quente e fria para cada chuveiro e pia, e uma linha de água fria para o vaso sanitário, cada uma delas drenadas em uma linha de esgoto principal. Como é para onde todas as linhas convergem, a linha de esgoto é mais larga que o restante das tubulações, variando entre 11 e 16 cm (4,25 e 4,5 polegadas) em comparação com 1,25 e 4 cm (0,5 e 1,5 polegadas) para linhas de água. Todas as linhas de esgoto também devem ter aberturas para permitir a entrada de ar nas linhas de drenagem, empurrando a água suja para baixo.
Para o lavatório, o centro do ralo da unidade está localizado aproximadamente 45 cm acima do nível do piso e centralizado no meio da pia. As linhas de água quente e fria da pia (quente à esquerda, fria à direita) são elevadas quase 7 cm acima do ralo e espaçadas 21 cm entre si, atingindo aproximadamente 53 cm acima do piso.
Em relação ao vaso sanitário, o centro da flange de montagem deve ser colocado a 30 cm da parede traseira, com um mínimo de 76 cm total entre a parede lateral e a lateral do vaso. Quanto à área do chuveiro, não há desbastes padrão, pois variam de acordo com o tipo de chuveiro e sistema de drenagem, mas geralmente variam entre 15 e 45 cm.
Inclinação
Para garantir que a água flua continuamente, a maioria dos códigos de encanamento exige uma inclinação de 0,63 cm por 30 cm em um cano de drenagem horizontal, enquanto alguns especificam uma inclinação de 1/8 de polegada por pé para canos maiores do que 3 polegadas de diâmetro.
Resources
- Código Internacional de Encanamento (International Plumbing Code - IPC)
- O Básico do Encamanto