A flexibilidade dentro de um espaço surge como um conceito arquitetônico que segue as transformações da sociedade. Como o arquiteto americano Frank Lloyd Wright disse: "arquitetura é vida; ou pelo menos é a própria vida tomando forma e, portanto, é o registro mais verdadeiro da vida como foi vivida no mundo ontem, como é vivida hoje ou sempre será vivida." Nesse sentido, mudar o layout de uma cozinha vai além de meros ajustes estéticos; Isso reflete a maneira como as pessoas viverão. A abertura da cozinha fechada tradicional cria um espaço mais flexível no qual diferentes atividades compartilham uma conexão visual sem barreiras estruturais.
A retirada das paredes da cozinha permite maior interação dentro das áreas e dá lugar à fluidez em todo o espaço. O design de uma cozinha aberta envolve o uso de tipos específicos de produtos - cada um com seu próprio material, estilo e uso - que se adaptam às dimensões e necessidades de uma casa. Neste artigo, fornecemos uma seleção de produtos que podem ser encontrados na categoria "Cozinha" do Architonic.
Ilhas da cozinha como elementos de organização
Seja para espaços estreitos, largos, longos ou curtos, uma estratégia para diferenciá-los promovendo a comunicação é usar ilhas como organizadoras. Juntamente com sua capacidade de conceber conexões discretas entre a cozinha e o espaço de estar, elas podem adotar diversos materiais, formas e cores. Projetar ilhas de cozinha abre um mundo de possibilidades para designers e futuros usuários. Para explorar diferentes opções, abaixo apresentamos uma série de exemplos notáveis das seções 'Islands Kitchens' e '‘Fitted Kitchens’ no Architonic.
Além de sua função dentro de uma cozinha, as ilhas são caracterizadas por serem elementos multiuso. A ilha cúbica com uma barra integrada adquire uma língua elegante com uma laca fosca que ajuda a suavizar os limites.
Ilhas de cozinha com prateleiras anexadas
Junto com a ilha, um layout aberto pode diferenciar espaços com a adição de uma prateleira do painel marrom mocha que visa criar uma transição harmônica entre a cozinha e a área de estar.
Uma divisão sutil do espaço também pode ser encontrada na própria ilha da cozinha. Um quarteirão com um bar horizontal amarelo cria um lugar no qual os hóspedes podem compartilhar a experiência de cozinhar enquanto estão na área de estar. Escondendo dispositivos como a coifa atrás das unidades altas, o layout divide a sala enquanto permite uma visão desobstruída.
Ilha da cozinha com formas orgânicas
As ilhas podem brincar com diferentes formas e materiais de acordo com o estilo e as preferências dos usuários. Esta ilha de metal em forma de L luminosa fornece novas maneiras de gerenciar o espaço aberto.
Liberdade de elementos no espaço
Dissolvendo os limites tradicionais entre a cozinha e os espaços de convivência, o design a seguir permite a organização livre de elementos. Os elementos solitários podem se mover deliberadamente ao longo do layout, testando o limite entre as áreas anteriormente fragmentadas.
Unidades de cozinha lineares para espaços estreitos
Dentro das possibilidades de como os layouts abertos são organizados, as cozinhas podem ser organizadas em torno de móveis ajustados que seguem a parede do perímetro. Essa estratégia oferece uma opção para espaços ou desenhos estreitos que desejam privilegiar a circulação central da sala.
Equipamento de cozinha como molduras na parede
Com unidades distintas de metal, o estilo elegante da cozinha cria um espaço flexível para diferentes atividades.
As prestigiadas lajes de carvalho de cem anos de idade contíguos à parede do perímetro aumentam o espaço e as atividades da cozinha, criando uma área comum.
Combinando elementos e materiais
Com linhas geométricas sutis e puras, o seguinte sistema de cozinha sob medida combina materiais para identificar seus elementos. O design também integra uma mesa de jantar adjacente aos móveis de parede.
Disponível em uma variedade de tamanhos, com alças integradas e bancadas de várias espessuras, essa opção oferece uma nova maneira de organizar componentes da cozinha que se ajustam à parede e fornecem espaço para atividades flexíveis.
Com uma ilha que segue a extensão da parede, um esquema aberto pode combinar estruturas existentes com móveis para atuar como uma pequena divisão - bem como uma conexão - de dois ou mais espaços.
Em ambientes menores, uma opção diferente aparece atrás de portas retráteis coloridas. Conhecida por sua funcionalidade compacta, a "kitchenette" cria uma nova configuração que combina dois espaços.
Misture e combine: crie seu próprio layout
Além dos designs disponíveis, o catálogo de sistemas de cozinha no Architonic também exibe móveis modulares para criar seu próprio layout. A combinação desses produtos pode ser uma estratégia para desenvolver uma cozinha aberta que consegue conectar as áreas adjacentes.
Para obter mais produtos para projetar um layout de cozinha aberta, visite a categoria "Cozinhas" no Architonic.