Muyiwa Oki foi eleito como o próximo presidente do Royal Institute of British Architects (RIBA), um dos cargos mais altos da arquitetura do Reino Unido. Como o primeiro presidente negro do RIBA, Muyiwa Oki assumirá o mandato presidencial de dois anos a partir de 1 de setembro de 2023.
Muyiwa Oki é arquiteto da consultoria de construção Mace Group. Enquanto trabalhava na Grimshaw Architects, fundou a rede Multi-Ethnic Group and Allies para impulsionar a mudança cultural na profissão da arquitetura. Muyiwa é palestrante e mentor de aspirantes a arquitetos em programas que incentivam uma maior mobilidade social dentro da indústria da construção. Ao longo de sua carreira, trabalhou em projetos de infraestrutura de grande porte, como o HS2 Euston e o projeto de aquecimento e energia do norte de Londres.
Muyiwa Oki concorreu à eleição como presidente do RIBA, ao lado de Jo Bacon e Sumita Singha. Após a eleição, o atual presidente Simon Allford parabenizou Muyiwa por sua campanha e por seu discurso focado no futuro da profissão em um momento em que o RIBA espera se tornar uma organização mais enxuta e ágil para apoiar todos os interessados em arquitetura.
Após ser eleito, Muyiwa Oki declarou: "Sou grato ao movimento de base cujo apoio e paixão ofereceram uma plataforma para representar os trabalhadores da arquitetura. Acima de tudo, um agradecimento especial aos membros e indicados, que responderam a este movimento ativamente e votaram, sobretudo aos que votaram pela primeira vez. Podemos nos orgulhar de uma eleição onde pessoas de cor, em diferentes estágios de suas carreiras, de todas as identidades, possam ser ouvidas e vistas se candidatando para representar a profissão. Este é o começo de muitas coisas boas para aqueles que se sentem desprivilegiados e não representados. Estou orgulhoso da minha campanha, o discurso foi positivo, enérgico e inspirador. Foi um privilégio concorrer ao lado de Jo e Sumita e, como membros do conselho do RIBA, estou ansioso para trabalhar com vocês para oferecer equidade, transparência e inovação na arquitetura."
Via RIBA.