Atkins revelou o design final da nova Estação Ferroviária Centrailwayal de Nairóbi e do espaço público. O projeto amplia o edifício histórico da estação, uma das primeiras estruturas de pedra da cidade, para aumentar sua capacidade para mais de 30.000 passageiros por hora. As novas adições inspiram-se no passado, referenciando o “Boma”, um recinto comunitário enraizado na herança da cultura da África central. Construída para flexibilidade e adaptabilidade, a nova estação pretende tornar-se uma instalação funcional chave dentro da cidade, proporcionando aos seus cidadãos comodidade, paisagem e descanso.
A estação toma a forma de duas estruturas em forma de leque. Os telhados inspirados em Boma vão muito além das restrições da própria estação, estendendo-se sobre o espaço público que circunda a estação. Este conceito de “telhado grande, estação pequena” foi desenvolvido em resposta ao esperado crescimento de passageiros. Dessa forma, os espaços são priorizados em favor de áreas abertas e públicas ao invés de áreas de passagens e passageiros. Uma das vantagens deste conceito é a maior flexibilidade da estação, permitindo a expansão do espaço público durante os horários de pico de passageiros.
O projeto entende a estação como mais do que um hub de transporte. Além de gerenciar o acesso à ferrovia, a estação também incorpora um novo centro comercial, espaço público coberto com acesso à horta local e à biofilia e também áreas de encontro onde as pessoas podem se reunir, socializar e compartilhar suas experiências. O conceito que sublinha o design é a flexibilidade. Uma rede de espaços cria conexões em todo o local, garantindo que um número significativo de pessoas possa se deslocar com segurança.
À medida que os comportamentos, processos ou expectativas mudam, o edifício da estação é concebido para ter a capacidade de se adaptar também. Portanto, um layout eficiente e direto foi nosso ponto de partida para o planejamento operacional. Um espaço generoso e democrático no coração da cidade, o recinto da estação proporcionará um lugar único, aberto e acolhedor, protegido mas conectado com a cidade além. - Chris Crombie, diretor de projeto da Atkins.
A Cidade Ferroviária de Nairóbi e a Estação Central fazem parte de um projeto maior para reconstruir 425 acres do centro de Nairóbi. Em todo o mundo, mais e mais cidades estão entendendo a importância de desenvolver sistemas de transporte sustentáveis. Recentemente, a Europa adotou várias propostas que colocam o setor de transportes no caminho para uma redução de 90% nas emissões de carbono. Além disso, várias cidades vêm experimentando taxas variáveis para o transporte público em um esforço para promover a mobilidade sustentável, aliviar o tráfego e diminuir a desigualdade social.