Você já parou para pensar que, praticamente todas as cidades do mundo, desde os primórdios da humanidade, foram e continuam sendo criadas e pensadas por homens? Do planejamento urbano ao desenho dos edifícios, dos transportes públicos às cadeiras – as mulheres pouco fizeram parte do processo de criação de tudo que nos rodeia.
Os efeitos desse desequilíbrio são evidentes em todas as cidades: passagens mal iluminadas e escuras, muros altos favorecendo a sensação de confinamento e insegurança ou bairros com horários de transporte público que não acomodam os horários das mulheres, que normalmente incluem mais cuidados e responsabilidades.
Quando projetamos para outras pessoas, projetamos nossa interpretação de suas necessidades, e quanto mais divergente for nossa experiência e entendimento em relação à delas, mais provável que estejamos errados. Isso acontece quando um homem projeta para milhares de mulheres.
Mas algumas cidades do mundo te começado a adotar comitês de mulheres em seus projetos urbanos para agregar uma visão feminina nas cidades.
Mulheres e Umeå
Em Umeå, cidade sueca, os agentes de igualdade de gênero Dalén e Linda Gustafsson avaliam as decisões de política e planejamento urbano – desde o projeto de novos parques e conjuntos habitacionais até o desenvolvimento de uma nova ciclovia – para garantir que eles também atendam às necessidades das mulheres que usarão a infraestrutura.
Além disso, segundo os arquitetos, projetar para mulheres ajuda a criar uma sensação de pertencimento e segurança que faz com que pessoas de diferentes gerações e diferentes origens se sintam bem-vindas.
Umeå tem uma vantagem inicial quando se trata de redesenhar cidades para mulheres: desde 1978, um comitê de igualdade de gênero ponderou sobre as políticas da administração da cidade a partir de uma perspectiva de gênero.
A abordagem de Umeå atraiu a atenção de planejadores urbanos e formuladores de políticas em toda a Europa e, em 2019, a cidade foi selecionada como o principal parceiro na rede Gendered Landscape organizada pelo URBACT, um programa financiado pela União Européia.
As iniciativas também incluem pequenas ações como sinalizar faixas de pedestres por sinais de alerta que retratam um homem e uma mulher ao invés de sempre utilizar o símbolo masculino, além de nomear praças, escolas e monumento com o nome de figuras femininas (a grande maioria desses veículos é batizado com nomes de homens).
Essas ações fazem parte das práticas de Design Justice, um ramo da arquitetura e do design focado em redesenhar cidades, produtos, serviços e ambientes pensando em reparações históricas.
A “justiça no design” procura repensar os processos de design, centralizando as pessoas que normalmente são por ele marginalizadas e utilizando práticas colaborativas e criativas para abordar os desafios mais profundos que as nossas comunidades enfrentam.
Mudanças Climáticas
Projetar pensando nas mulheres também é positivo para o planeta no sentido do clima e do equilíbrio ambiental. Globalmente, as mulheres, particularmente nas famílias mais pobres, são mais vulneráveis aos impactos das mudanças climáticas.
Em Umeå, administradores argumentam que as medidas destinadas a reduzir as emissões precisam levar em conta o gênero para garantir que as mulheres não sejam afetadas desproporcionalmente. Eles também apontam que priorizar a igualdade de gênero pode ser uma ferramenta poderosa na luta contra as mudanças climáticas.
Em cidades com igualdade de gênero, as emissões diminuiriam muito porque as mulheres fazem escolhas mais sustentáveis do que os homens, afirma Gustafsson.
Por exemplo, pesquisas realizadas pelo comitê urbano de gênero da cidade mostraram que os homens eram muito mais propensos do que as mulheres a usar seu carro na cidade. Um estudo de 2020 encomendado pela agência de inovação da Suécia descobriu que, se os homens viajassem como mulheres, as emissões do transporte de passageiros da Suécia diminuiriam em quase 20%.
Por isso não adianta o trabalho separado entre o equilíbrio das mudanças climáticas e a igualdade de gênero. Para atingir bons níveis de equidade urbana é necessário que esses temas caminhem juntos.
É fato que precisamos reconhecer as inadequações do passado dos nossos espaços e admitir as práticas preconceituosas e injustas que formaram o status quo e o privilégio injusto da maneira como projetamos.
Via Tabulla.