O desenho de armário e estantes é fundamental para a composição dos interiores de uma casa. Suas funções podem ser as mais diversas - bibliotecas domésticas, espaços de armazenamento, expositor de obras de arte e elementos decorativos -, mas com um pouco de inventividade arquitetônica é possível torná-los protagonistas, adicionando não apenas um valor estético ao cômodo, mas tornando o ambiente ainda mais versátil. Por isso, separamos algumas dicas e referências para inspirar seu próximo projeto.
Versatilidade
Normalmente, por questões econômicas e facilidade de execução, as estantes são pensadas em elementos modulares. Algo que nem sempre é feito, é pensar que esses elementos não precisam ser fixos, sendo possível utilizar a modulação para trazer mais versatilidade e um tom lúdico para o espaço.
Casa JR / Pascali Semerdjian Arquitetos
Apartamento Consolação / Canoa Arquitetura
Mobiliário integrado
Pensar a arquitetura de interiores muitas vezes envolve desenhar o mobiliário que irá dar o tom do espaço. Nesse caso, ele pode ser completamente acoplado a estrutura a ponto de transformar o ambiente conforme esteja aberto ou fechado e, até mesmo, funcionar como divisórias entre espaços. Outros pontos importantes para se atentar estão nos materiais escolhidos, que podem contrastar com a própria arquitetura ou criar diferentes diálogos com os componentes decorativos, assim como o ângulo dos montantes, que ao não serem perpendiculares, podem trazer um outro ritmo para o espaço.
Kitnet Copan / Garoa
Apartamento Perdizes / AS Design Arquitetura
Hotel na Travessa / depA architects
Apartamento MV / Nildo José
Casa Big Space, Little Space / Davidson Rafailidis
Reforma Residência JM55 / BURR Studio
KAPO / Bruna Caldas
Casa Jardim / MAMM DESIGN
Compor com as escadas
Outra forma de pensar o mobiliário junto da arquitetura é criar uma composição junto das escadas. Afinal, a circulação vertical tende a deixar algumas áreas ociosas ao redor dela, aproveitá-las para criar espaços de armazenamento ou ainda estantes para guardar livros ou colocar plantas, pode trazer uma outra atmosfera para o ambiente.
Casa Gama / Studio ArquitetUras
Casa SAA / aste arquitectura
Casa Celeiro / Inês Brandão Arquitectura
Ampliação Residencial em Kanamachi / SO&CO
Apartamento NK / Nildo José
Outras funções
Sempre é possível abrir as possibilidades de um mobiliário e adicionar funções não imaginadas antes para eles, como por exemplo, adicionar uma bancada que funcione como escritório ou incluir um assento no meio de uma biblioteca - neste caso, colocá-lo próximo de aberturas que existam na arquitetura, não apenas aprimora uma conexão entre o interior e exterior, como também traz mais luz natural para o espaço.
Apartamento FT / Shinagawa arquitetura
Tiny House Urbana / mundoehoje
Biblioteca e Teatro Pinghe / OPEN Architecture
Escola Carandá Vivavida / Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados
Escola Red House Villa-Lobos / Studio dLux
Nota do editor: Este artigo foi publicado originalmente em 13 de setembro de 2022