Foram anunciados os vencedores da V Bienal Latino-Americana de Arquitetura Paisagística 2022, evento cujo objetivo é demonstrar o papel da arquitetura paisagística na construção do habitat humano. Agindo como um motor de reflexão e um incentivo à criatividade, a Sociedade de Arquitetos Paisagistas do México, A.C., a Federação Internacional de Arquitetos Paisagistas (IFLA), IFLA Região das Américas (IFLA AR), a Universidade Autônoma Metropolitana Unidad Azcapotzalco e a Universidade Anáhuac Campus México decidiram convocar obras de arquitetura paisagística produzidas na América Latina entre 2017 e 2022 para participar desta edição do BLAP 2022.
Alguns dos critérios levados em consideração na seleção das propostas vão desde o respeito à paisagem e seus valores, à regeneração ambiental e o compromisso com critérios de sustentabilidade até a integração de ações culturais e conservação do patrimônio, entre muitos outros. Cabe destacar que durante esta edição a Federação Internacional de Arquitetos Paisagistas decidiu premiar o projeto que melhor se aproxima do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável N°11 "Cidades e Comunidades Sustentáveis", que faz parte da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030 aprovada pela ONU.
- Artigo relacionado:
Vencedores do Prêmio UIA 2030: contribuições da arquitetura para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
O júri, composto por Karla María Hinojosa De la Garza (México), Alessandro Filla (Brasil), Maritza Hérnandez Solís (México), Martín Manuel Checa-Artasu (México-Espanha), Gerardo Broissin (México), Mónica Palma Vergara (Chile), Jorge Pérez Jaramillo e Giovanna Vittoria Spera Velasquez (Colômbia), concedeu uma série de prêmios e menções honrosas de acordo com cada uma das categorias estabelecidas.
Entre os primeiros lugares na categoria Obra Construída, o júri selecionou como vencedor da V Bienal Latino-Americana de Arquitetura Paisagística o projeto A vida no jardim: Parque no bairro Prado Centro (Colômbia) por Edgar Ignacio Mazo Zapata / Prefeitura de Medellín, Secretaria de Infraestrutura, Direção de projetos urbanos estratégicos DPUE. Na categoria de Trabalhos Teóricos e de pesquisa, concedeu a menção honrosa do V BLAP 2022 à Carta da Paisagem do Equador (Equador) / Universidade Técnica Particular de Loja (UTPL), Sociedade de Arquitetos Paisagistas do Equador (SAPE). A cerimônia de premiação ocorrerá virtualmente na quinta-feira, 06 de outubro de 2022.
Veja a lista completa de vencedores e menções honrosas por subcategorias abaixo.
Obra construída
- Corporativos, escritórios e instituições
- Jardim de Sequeiro, Brasil
- Menção Honrosa: Tropicário do Jardim Botânico de Bogotá, Colômbia
- Espaço público, parques e áreas recreativas
- A vida no jardim: Parque no bairro Prado centro, Colômbia
- Menção Honrosa: Jardim de Água: infraestrutura hídrica como espaço público, México
- Projetos regionais
- A fertilidade do marginal, México
Projetos não construídos
- Projeto profissional escala urbano-arquitetônica
- Temporalidades da água, Parques do Rio Apartadó; Colômbia
- Menção Honrosa: Corredor Integral Cristo Rey, Colômbia
- Escala regional
- Parques do Rio Municipales. Projeto para planejamento, proteção e valorização da água e da paisagem em Antioquía, Colômbia
Trabalhos teóricos e de pesquisa
- Publicações
- Carta da Paisaje do Equador, Ecuador
- Menção Honrosa: Paisagens salinas na Ibero-América. Cultura, Território e Patrimônio, Chile