O projeto de um novo distrito tecnológico urbano para a área Creekside de Al Jaddaf, em Dubai, foi desenvolvido pela URB. O distrito visa gerar mais de quatro mil empregos em tecnologias urbanas, educação e treinamento, além de acolher empreendedores para incentivar um ecossistema tecnológico colaborativo. Não apenas instalações para treinamento, pesquisa, conferências, incubadoras de empresas, espaços compartilhados e escritórios estão previstos no projeto, como também um instituto de tecnologia urbana, que espera impulsionar a inovação investindo em pesquisa aplicada e viabilizando parcerias público-privadas.
O conceito por trás do desenvolvimento se deu em torno da ideia de que centros de inovação e pesquisa como esses podem mostrar a evolução das cidades do futuro. O distrito urbano com ênfase em tecnologia busca fornecer soluções para os desafios na disponibilidade de alimentos, produção de energia, captação de água e gerenciamento para desperdício zero. Também visa desenvolver condições de vida mais equitativas, integrando tecnologias no planejamento das cidades, ao mesmo tempo em que aborda os desafios ambientais e as ameaças das mudanças climáticas.
O distrito é planejado para ser um distrito carbono zero, além de ajudar as empresas parceiras a reduzir sua pegada de carbono. Espera-se que cada empresa do distrito se inscreva em um programa de engajamento de carbono zero, que espera combater as emissões aumentando a conscientização coletiva e otimizando o desempenho operacional. O projeto dos edifícios utiliza estratégias passivas e ativas para reduzir a demanda energética geral do edifício. Para fornecer eficiência, segurança e proteção ocupacional, a iluminação interna e a temperatura são ajustadas automaticamente por sensores que monitoram variáveis como o número de ocupantes em uma sala, hora do dia e clima externo.
Os espaços interiores também apresentam um design biofílico para promover o bem-estar e melhorar os ambientes de escritório. O distrito oferece uma ampla gama de áreas de trabalho flexíveis, que integram vegetação e elementos naturais como uma forma comprovada de aumentar a criatividade, produtividade e felicidade dos funcionários. Espaços de descompressão, com árvores e jardins paisagísticos, também estão integrados ao projeto do distrito. O Urban Tech Institute integrado aprimora ainda mais esse sistema colaborativo promovendo eventos de networking, conferências, workshops, palestras e exposições. No geral, o Urban Tech District visa fornecer o suporte necessário para inovadores e empreendedores desenvolverem cidades mais habitáveis e resilientes.
Em todo o mundo, os campi de inovação estão abordando vários temas e desafios dos ambientes urbanos. Em Chicago, A OMA divulgou recentemente o projeto da nova sede do Discovery Partners Institute, que oferece espaços para escritórios, laboratórios e salas de aula onde os alunos do Sistema da Universidade de Illinois podem conhecer profissionais do setor. O BIG também ganhou um concurso para projetar um Centro de Pesquisa e Inovação Culinária em San Sebastian, enquanto Snøhetta está projetando o edifício central para o Campus de Pesquisa e Engenharia da Ford em Dearborn, Michigan.