
Equipamentos comunitários são espaços destinados à interação social, onde pessoas buscam lazer e informação. Sejam centros culturais ou comunitários, esse tipo de equipamento tem como principal objetivo reunir as pessoas, criando oportunidades de interação em um ambiente coletivo de cuidado e vizinhança.
As cidades brasileiras cresceram em alta velocidade sem que o poder público viabilizasse a infraestrutura no mesmo ritmo, gerando um espalhamento pelo território e criando grandes hiatos entre os centros urbanos, as periferias e o interior rural brasileiro. Em cada um desses diferentes cenários, grupos organizados em seus territórios se movimentam para demandar aquilo que os carece, criar alternativas de sobrevivência ou ainda fortalecer a comunidade local.
A partir das necessidades de cada um desses grupos surgem equipamentos comunitários que buscam assistir essa comunidade. Com programas diversificados e utilizando materiais variados, esses equipamentos comunitários pretendem ser um espaço de encontro e debate, sempre atentos às necessidades da população do entorno. Os equipamentos comunitários são espaços de encontro com potencial para serem agentes transformadores de sua comunidade, oferecendo lugar de encontro, informação e assistência.
Veja a seguir as diferentes formas como isso pode acontecer no Brasil:
Centro para a Homeless World Cup / Architecture For Humanity

Reforma e ampliação de Casa de Farinha de babaçu / Estudio Flume

Centro Comunitário Camburi / CRU! Architects

Pavilhão Social / Anália Amorim + Ciro Pirondi + Ruben Otero

Sede Castanhas de Caju / Estudio Flume

Coberturas no Xingu / Estúdio Gustavo Utrabo

Casa do Mel / Estudio Flume

Espaço Lúdico Sinhazinha Meirelles / Grupo Fresta
