Uma janela normalmente é definida como uma abertura exterior que proporciona iluminação e ventilação para o interior de um edifício. Essa conexão com o contexto, junto de uma luz mais apropriada, a torna fundamental na casa, sendo possível aprimorar o seu desenho para que diferentes usos aconteçam ao seu redor. Por isso, compilamos aqui algumas dicas de como aproveitar o peitoril para brindar novas funções no espaço.
Banco
Um dos desenhos mais clássicos - consagrado já nos séculos anteriores, principalmente na arquitetura vitoriana através da bay window - está em conformar uma área de estar com bancos na própria janela. Cria-se assim um espaço confortável para uma conversa, uma leitura ou contemplação da paisagem.
Home Office
É cada vez mais necessário uma área de trabalho própria dentro de casa. Em lares de áreas reduzidas isso pode ser tornar um desafio, mas com um desenho inteligente é possível tirar proveito da boa iluminação que uma janela pode prover e criar um pequeno escritório neste espaço.
Balcão
Por ser uma abertura, as janelas sempre estão conectando espaços. Entre ambientes internos ou nas fachadas, elas podem ser desenhadas em alturas para servirem como balcões, fato que pode ajudar a diluir fronteiras entre o interior e exterior, e tornar a arquitetura mais permeável e lúdica.
Jardins
Como não poderia faltar, a qualidade de luz ao redor da janela é um dos principais fatores para colocar ao lado dela jardineiras ou vasos, favorecendo o cuidado com as plantas. O verde presente na própria arquitetura pode dialogar com o verde da cidade e trazer uma sensação de prolongamento do espaço.