Artacho Jurado, arquiteto?

Bretagne, Louvre, Viadutos, Planalto. Estes são apenas alguns dos projetos assinados por Artacho Jurado, um personagem controverso no universo arquitetônico paulista. Com uma atenção especial dada aos elementos decorativos, o arquiteto autodidata foi extremamente criticado na época pela classe profissional, mas aceito pelo público. Hoje, sua obra costuma ganhar cada vez mais atenção por despontar como algo que se vislumbrou além do cânone moderno, de modo que seus edifícios se tornaram símbolos da paisagem urbana de São Paulo. Numa investigação sobre sua arquitetura, está em cartaz a exposição Artacho Jurado, arquiteto?, com curadoria de Abilio Guerra na Chácara Lane, Museu da Cidade de São Paulo até abril de 2022.

Artacho Jurado, arquiteto? - Imagem 2 de 6
Edifício Viadutos. Foto: © Daniel Ducci

Abaixo, confira o texto de Marcos Cartum, diretor do museu, que convida para a exposição:

Uma arquitetura na contramão

O vocabulário formal da arquitetura moderna, particularmente da que foi produzida na cidade de São Paulo entre os anos 1950 e 1960, partia de premissas racionalistas muito eloquentes. Engendrando uma espécie de ética antidecorativa – herança da radicalidade do ideário modernista – constituía uma estética de geometrias puras, expressas pela ênfase nas soluções estruturais e no uso despojado dos materiais. Os elementos supérfluos eram, portanto, evitados tanto na forma quanto nos revestimentos. 

No contexto de intensa verticalização das áreas centrais da cidade nesse período – quando o mercado imobiliário buscou seduzir a classe média com apartamentos espaçosos em edifícios glamorosos e requintados – surgem os empreendimentos de grande sucesso comercial projetados por um arquiteto autodidata: João Artacho Jurado. Suas construções, que exibiam uma interpretação peculiar do repertório estético moderno, eram marcadas pelo exagero de recursos formais e pela abundância de elementos ornamentais e de acabamentos. Colidindo com os preceitos defendidos pelos arquitetos engajados na cultura moderna, os projetos de Jurado eram considerados aberrações, sendo por eles objeto de severa depreciação.

Artacho Jurado, arquiteto? - Imagem 5 de 6
Edifício Bretagne. Foto: © Fabrizio Lenci

No entanto, a singularidade pitoresca e extravagante do trabalho de Artacho Jurado, ao contrário de ser vista como antítese do bom gosto, encontrou ampla aceitação pública e tornou-se, com o tempo, valorizada na identidade da paisagem urbana paulistana.

Pode-se mesmo dizer que esse formalismo, avesso à arquitetura “erudita”, antecipou a crítica do dogmatismo moderno presente na produção arquitetônica nos anos 1980, em que o racionalismo deu lugar a experiências inspiradas na linguagem vernacular e historicista. 

A exposição “Artacho Jurado, arquiteto?” traz ao público um balanço dessa significativa contribuição, mostrando sua importância na história da arquitetura de nossa cidade.

O vídeo acima integra a exposição Artacho Jurado, arquiteto?, ele apresenta imagens captadas por drones com vistas aéreas e panorâmicas de alguns dos edifícios criados pelo arquiteto autodidata e um recorte do filme Fogo e Paixão, realizado em 1988, com a direção de Isay Weinfeld e Márcio Kogan.

A exposição também apresenta diversos textos, fotografias, aquarelas, cópias de jornais da época. Uma seleção de conteúdos que ajudam a compreender o universo ao redor da obra de Artacho Jurado. Para quem não pode visitar fisicamente o espaço, o Museu da Cidade de São Paulo disponibiliza um tour virtual completo neste link.

Além disso, a exposição conta com um painel colaborativo onde qualquer pessoa pode enviar materiais relacionados à obra do arquiteto autodidata. Para fazer parte, basta enviar um email para artachojuradoarquiteto@gmail.com.

Artacho Jurado, arquiteto? - Imagem 4 de 6
Edifício Louvre. Foto: © Nelson Kon

SERVIÇO - Exposição: Artacho Jurado, arquiteto?

Curadoria: Abilio Guerra
Local: Chácara Lane, Museu da Cidade De São Paulo - R. da Consolação, 1024.
Datas: 02 de outubro de 2021 a 24 de abril de 2022
Horários: De terça-feira a domingo das 9:00 às 17:00.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Artacho Jurado, arquiteto?" 26 Out 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/991061/artacho-jurado-arquiteto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.