O Museu Hirshhorn e o Jardim de Esculturas do Smithsonian selecionou Skidmore, Owings & Merrill e Selldorf Architects para desenvolver em conjunto o projeto de modernização do interior e da praça do Museu Hirshhorn. Como a primeira reforma nos últimos cinquenta anos, o museu planeja atualizar suas galerias e espaços públicos para atender às exigências contemporâneas de um museu público de arte moderna. Ele também representa uma resposta ao aumento da frequência de visitação durante os últimos cinco anos. O contrato federal foi concedido após um processo competitivo pela Smithsonian Facilities em consulta com o Hirshhorn. O projeto conceitual, a ser apresentado em 2023, será submetido a uma consulta pública.
Assegurar que o edifício seja capaz de acomodar os ambiciosos programas do museu enquanto serve a um público maior e mais diversificado, é de importância crítica. E precisamos ser capazes de fazer isso enquanto tornamos o edifício mais sustentável. — Chris Cooper, FAIA, parceiro da SOM, e Annabelle Selldorf, FAIA, diretora da Selldorf Architects, em uma declaração conjunta.
Parte do Smithsonian, o Museu Hirshhorn e o Jardim de Esculturas é um museu nacional americano de arte moderna e contemporânea. Localizado com destaque no National Mall em Washington, DC, o museu possui uma das mais importantes coleções de arte americana e europeia do pós-guerra no mundo. Além de modernizar e expandir os espaços de exposição, o projeto de renovação também visa abordar a infraestrutura antiga do museu, incluindo espaços de armazenamento de obras de arte, transporte vertical e gerenciamento de águas pluviais.
A nomeação da SOM | Selldorf marca o início do último capítulo de projetos sucessivos para a revitalização do campus de Hirshhorn. A modernização trifásica começou com a reforma da fachada do edifício. O projeto, que substitui a cobertura do museu e os painéis pré-fabricados para melhorar o desempenho térmico, deve ser concluído até o final deste ano. A renovação continuou com o redesenho do Jardim de Esculturas, liderado pelo artista-arquiteto Hiroshi Sugimoto. Esta fase terá início na primavera de 2023.
A revitalização do Jardim de Esculturas aumentará a visibilidade de Hirshhorn, além de introduzir três vitrines distintas para esculturas modernas, arte temporal e performática, e comissões de grande escala. O projeto de Sugimoto também reabre a passagem subterrânea projetada por Bunshaft para reconectar o National Mall através do Jardim de Esculturas com o Museu e a praça Hirshhorn.
No início deste ano, Skidmore, Owings & Merrill (SOM) e Raafat Miller Consulting (RMC), sediada no Egito, foram selecionadas pela OSL Projetos de Entretenimento para reimaginar a experiência do visitante em uma das Sete Maravilhas do Mundo, as Pirâmides históricas e a Esfinge de Gizé, no Egito. Selldorf Architects, um escritório com uma vasta experiência em reformas de museus, revelou recentemente os projetos atualizados para a revitalização da Ala Sainsbury, parte da National Gallery em Londres, Reino Unido.