
A ludicidade é um conceito muitas vezes atribuído às crianças e pouco se conectada com a vida adulta. Na arquitetura, os projetos dedicados à idade infantil propõem uma combinação de objetos, cores e soluções voltadas a incentivar a imaginação e quebrar a rigidez dos espaços, ao passo que a grande maioria dos projetos convencionais se limitam ao regular e carimbam a sobriedade da vida adulta.
Alguns projetos, porém nos mostram que essa separação entre o espaço da criança e do adulto não somente é uma ideia antiga, como também sua inversão traz uma série de possibilidades para a arquitetura, tanto mesclando as soluções de atrativos para as crianças, como também propondo espaços adultos que saiam da sobriedade e incitem a imaginação, o acolhimento e a irreverência.

Os projetos a seguir apresentam diferentes tipos de soluções irreverentes para residências que trazem ludicidade para o uso do espaço e para o dia a dia de seus moradores, sejam eles dedicados também às crianças, sejam eles apenas frequentados por adultos. De balanços e escorregadores, até paredes coloridas e luminárias, veja a seguir diferentes projetos que buscam trazer elementos lúdicos para a arquitetura.
Fitty Wun / Feldman Architecture

Casa Selva de Pedra / N O T Architecture

Apartamento O / Studio Nomad

Casa em Percurso / Octaedro Arquitetura

Casa Playground Familiar / HAO Design

Residência Stairway / nendo

Apartamento em Amsterdam / MAMM Design

Casa Jalousie / Limdim House Studio

Residência Privada na Rodovia Stubbs / NC Design & Architecture

Casa Thomson / C.Kairouz Architects

Casa Mo-Tel / Office S&M

Apartamento Wood Ribbon / Toledano+Architects

Interiores Edifício Dsenho / Leandro Garcia

Apartamento Blue and Glue / HAO Design
