Quando as crianças aprendem a desenhar uma casa, há quatro componentes básicos que ilustram: uma parede, um teto inclinado, uma porta e uma ou mais janelas. Juntamente com os elementos estruturais comuns, janelas sempre foram consideradas características arquitetônicas indispensáveis por suas múltiplas funções. Ao proporcionar vistas, luz do dia e ventilação natural, elas isolam do frio e do calor, protegem de ameaças externas e aumentam a aparência de uma fachada. Também estão associados a um forte valor poético ou simbólico; É através delas que somos capazes de nos conectar e desfrutar do ambiente, seja uma bela paisagem natural ou um ambiente urbano denso. Uma parte expressiva de qualquer edifício, as janelas servem como uma ponte visual entre o interior e o exterior, agindo um pouco como uma fuga revigorante da nossa rotina diária.
Com inúmeras funções práticas e ornamentais, escolher o tipo certo de janela é crítico. Ela deve atender a certos requisitos espaciais, às necessidades específicas dos usuários e responder a condições pré-existentes, como orientação, clima e localização. No entanto, as opções infinitas disponíveis no mercado tornam a decisão bastante complexa. As janelas podem variar em tamanho, espessura, tipo de vidro, material, mecanismo, método de vedação e grau de transparência. E se essa decisão ainda não for complexa o suficiente, tecnologias modernas também desenvolveram recursos inovadores de vidro que variam de painéis à prova de fogo a propriedades de segurança e à prova de som. Juntos e em várias combinações, todos esses fatores podem impactar bastante a ventilação, a iluminação, a eficiência energética e a segurança, além de definir a identidade e a linguagem estética de um projeto.
Para inspirar arquitetos, designers e proprietários durante o processo de seleção, abaixo apresentamos 20 tipos diferentes de janelas que também podem ser encontradas no catálogo do Architonic. Estes são agrupados de acordo com o mecanismo de abertura, formato, material de enquadramento e qualidades de desempenho - características que, é claro, podem ser combinadas em configurações praticamente infinitas.
Mecanismo de abertura
Girando em um eixo vertical localizado no centro ou deslocado a partir da estrutura, essas janelas oscilantes são caracterizadas por seu movimento suave e contínuo e estética contemporânea e elegante.
Também chamadas em português de "esquadrias camarão", as folhas dobráveis se dobram e se encaixam quando são abertas. Podem abrir rápida e facilmente um espaço, integrando o exterior, fornecendo vistas ininterruptas e permitindo que os usuários passem por eles.
As janelas de batente são fixadas no quadro por uma ou mais dobradiças ao lado, semelhante às portas convencionais. Geralmente equipadas em painéis únicos ou duplos, permitem a ventilação superior a parte inferior quando abertas.
As janelas maxim ar são basicamente janelas de batente com um eixo horizontal. São geralmente encontradas em locais altos ou estreitos - como acima de portas ou outras janelas - e normalmente selam bem o ambiente.
As janelas de tombar se inclinam para uma sala, permanecendo fixo na base. Elas podem ser abertas quando for necessária ventilação, mas ainda assim mantêm um alto nível de segurança e proteção contra a chuva.
Amplamente usadas em cozinhas e banheiros, essas janelas apresentam um mecanismo de dobradiça que lhes permite ser aberta de duas maneiras: elas podem abrir totalmente como uma janela de batente ou se inclinar ligeiramente aberto para criar uma pequena abertura no topo.
Janelas deslizantes abrem em um trilho horizontalmente, movendo-se de um lado para o outro. Como são facilmente controladas e não requerem espaço adicional para operar, são uma escolha popular para varandas, pátios e quartos menores e mais apertados.
As janelas guilhotina são outra ótima maneira de economizar espaço, que é um ativo importante para espaços apertados ou em qualquer lugar que alguém não gostaria de colocar uma janela de balanço para fora.
Deslizantes verticais para baixo
As janelas deslizantes para baixo também se movem verticalmente, mas neste caso apontam para baixo para atender a diferentes requisitos espaciais. Graças às novas tecnologias, é possível até que elas desçam ao empurrar um botão.
Materiais
Como os quadros de madeira são suscetíveis à umidade e danos causados por insetos, geralmente exigem manutenção regular. No entanto, elas vêm de um recurso renovável, são extremamente versáteis e oferecem uma aparência quente, atemporal e inspirada na natureza que é incomparável.
Embora possam ser bastante pesadas, as janelas de aço são fortes, seguras e especialmente adequadas para designs elegantes e modernos. Também são de baixa manutenção, versáteis e recicláveis. Em alguns casos, o quadro realmente possui um núcleo de madeira que é revestido em aço.
As janelas de vinil são feitas de cloreto de polivinil (PVC), um material plástico. São amplamente utilizadas em vários formatos, destacando-se por sua durabilidade, propriedades de isolamento, eficiência de custo e baixa manutenção.
Particularmente conhecidos por sua robustez, os quadros de alumínio podem durar até 30 anos. Eles também são 100% recicláveis, termicamente eficientes e praticamente sem manutenção, o que explica sua popularidade em muitos ambientes arquitetônicos.
Formatos
Como uma parede de vidro, janelas sem caixilhos não têm quadros aparentes ao redor do perímetro. Podem ser totalmente sem caixilhos - graças à tecnologia de envidraçamento estrutural - ou usar uma quantidade mínima de enquadramento. De qualquer maneira, a aparência contemporânea resultante atinge vistas e transparência máximas.
Janelas fixas são aquelas em que as folhas não se movem e são presas com segurança em posição, por isso, enquadrando vistas, acentuando elementos de design e maximizando a transmitância de luz. Frequentemente, elas são acopladas a janelas maxim ar ou de batente para fornecer ventilação.
Fixadas ou ventiladas, as claraboias são essencialmente aberturas de teto cobertas com vidro. Elas podem assumir inúmeras formas, tamanhos e formatos, criando uma luz filtrada agradável ou um efeito de ponto focal dramático que instantaneamente chama a atenção.
Com sua geometria clássica, o formato do tipo caixa é uma das primeiras formas de janela em termos de forma. Elas geralmente têm ótimas propriedades de som e isolamento térmico, o que é sempre uma vantagem.
Desempenho do vidro
Embora as janelas para redução sonora não possam bloquear completamente todos os ruídos, elas certamente podem deixar uma sala mais silenciosa. Isso pode ser alcançado de algumas maneiras: adicionando mais painéis de janela, aumentando a distância entre elas ou usando vidro laminado.
Feito a partir de várias camadas de vidro endurecido com camadas intumescentes, as janelas com classificação de incêndio não quebram em caso de fogo (ao contrário das janelas tradicionais de vidro). A camada externa de vidro quebra quando exposta ao calor, fazendo com que a camada intermediária acabem expandindo e repelindo as chamas.
As janelas de segurança usam vidro fortificado que é especialmente projetado para ter menos probabilidade de quebrar - e, se quebrado, o fará em pequenas partículas não letais. Para garantir a segurança máxima, o vidro deve ser idealmente acoplado a perfis de segurança e ferragens reforçadas.
Visite a seção "Tipos de janelas" do Architonic para obter mais exemplos ou explorar outras ideias de envidraçamento inspiradoras em nosso localizador de projetos.