Para além de Pelé e Maradona, em novembro comemora-se o dia da amizade entre Brasil e Argentina. A data (30 de novembro) foi instituída em 2018 com o objetivo de dar visibilidade às relações comerciais e diplomáticas entre os dois países. Juntos, Brasil e Argentina somam 63% da área total da América do Sul, 60% de sua população e 61% de seu PIB, sendo importantes parceiros comerciais.
Valorizando a natureza dos materiais e a estrutura aparente, a arquitetura argentina soma sua cultura regional com influências globais da história da arquitetura e cria espaços únicos — tanto imersos em seus ecossistemas naturais, como nas suas cidades. Conheça a seguir cinco escritórios argentinos com produção contemporânea relevante que podem inspirar a arquitetura brasileira.
IR arquitectura
Coletivo multidisciplinar fundado em 2008, o IR Arquitectura trabalha focando em problemas sociais, ambientais e socioeconômicos, buscando oferecer estratégias e soluções que transitam entre a arquitetura, urbanismo e design.
Luciano Kruk
Luciano Kruk é arquiteto e formado pela Universidade de Buenos Aires, onde também deu aulas. Durante 12 anos o arquiteto integrou o BAK Arquitetos, escritório com o qual obteve importantes reconhecimentos de seu trabalho, ganhando prêmios nacionais e internacionais. Desde 2012 se descolou do BAK e começou a se dedicar a seu escritório, dedicado principalmente a habitações unifamiliares.
Estudio Galera
Encabeçado por César Amarante, Ariel Galera e Francisco Villamil o Estudio Galera é um escritório de arquitetura situado na cidade de Cariló. Com uma estrutura horizontal de trabalho, sua arquitetura é dedicada à experimentação da forma a partir dos efeitos da luz natural e tem no cliente uma peça chave para o processo.
alarciaferrer arquitectos
Fundado em 2009 por Joaquin Alarcia e Federico Ferrer Deheza, o escritório alarciaferrer arquitectos vem colecionando prêmios desde então, somando participações nas Bienais de Arquitetura de Buenos Aires, bem como também em eventos internacionais como a Bienal de Veneza de 2018.
Arqtipo
Composto por quatro sócios, Diego Aceto, Darío Litvinoff, Alejandro Camp e Germán Cappiello, o escritório Arqtipo tem como objetivo fazer uma arquitetura que interprete as necessidades da sociedade, promovendo a reflexão sobre o construído, e ao mesmo tempo que desafie a equipe a buscar a experimentação em cada projeto.
Para conhecer mais projetos construídos na Argentina, acesse nossa seção de projetos e use os filtros de busca.