A firma L35 Architects não apenas está atualmente trabalhando na reforma do estádio Santiago Bernabeu do Real Madrid na Espanha, mas também projetou um novo estádio na capital boliviana. Selecionada através de um concurso internacional organizado em 2021 pelo Club Bolivar e seu sócio City Football Group, a obra está prestes a começar e espera-se que esteja concluída em 2025.
O projeto incide sobre o que resta do antigo Estádio Libertador Simón Bolívar no bairro Tembladerani, maximizando a capacidade do terreno irregular de apenas 16.000m2, por meio de um novo sistema estrutural de pilares maciços que eleva o campo e as arquibancadas 3 metros acima de seu nível atual, dobrando assim sua projeção.
O projeto procura destacar um marco no tecido urbano de La Paz, ao mesmo tempo em que busca se conectar com a identidade do tecido urbano denso de seu entorno e de suas inclinações íngremes. As fachadas aparentes nada mais são do que sua própria estrutura de concreto com texturas das fôrmas, com aberturas de proporções generosas que resolvem os acessos independentes.
"O impacto urbano de uma construção como essa exige a interiorização do entorno e a adaptação à escala local" - Guillermo Gusó, arquiteto do L35.
A futura arena esportiva tem a capacidade de sediar shows e terá restaurantes, lojas e salas de eventos com funcionamento autônomo que visam estender a atividade do edifício para além dos dias de jogos.
Créditos:
Arquitetos: L35 Architects.
Direção de obra e projeto: L35 Architects.
Equipe de arquitetos do projeto: Alejandro Barca, Guillermo Gusó, Diego Blasco, Sebastián Negro, Stefano Melgrati, Nicolás Pinzón, Carlos Ruiz, Ángel Pi, Boris Orellana.
Consultores: Ines Ingenieros Consultores (estrutura); Grupo Argenia (estrutura e instalações); Arkilum (iluminação); Arquitorium (acústica); Civil Turf (grama natural), Fileni Fileni (sinalização).
Cliente: Club Bolívar.