Oferecer espaço e amplificar a voz de arquitetas, arquitetos e outros profissionais do ambiente construído é um grande privilégio. É, também, um enorme desafio, pois exige de nossa equipe de conteúdo muita investigação e tempo. O esforço é, no entanto, gratificante, pois nos coloca em contato direto com alguns dos talentos mais proeminentes de nosso campo disciplinar que vêm discutindo assuntos como cidades, metaverso, comunidade, meio ambiente, democracia, sustentabilidade, tecnologia da construção e interiores, para mencionar apenas alguns.
Feitas a partir de registros em vídeo, conversas transcritas, perguntas por email, vídeo-chamada ou, ainda, podcasts, as entrevistas de 2022 mostram um panorama daquele que foi um ano de intenso aprendizado em que, mais uma vez, nos aproximamos de um grupo inspirador de profissionais da arquitetura.
Para fechar o ano, reunimos uma seleção das melhores entrevistas de 2022, divididas em tópicos gerais para faciliar a navegação e possibilitar leituras cruzadas sobre um mesmo tema a partir de vozes distintas.
Meio Ambiente e Sustentabilidade
Não há questão global mais urgente do que o meio ambiente e a busca por estratégias sustentáveis para habitar a superfície terrestre. Das pesquisas de Mae-ling Loko sobre componentes feitos a partir de fungos e resíduos da indústria agropecuária às tecnologias baseadas na natureza defendidas por Julia Watson, todas as contribuições sobre este assunto são bem-vindas — e necessárias — se quisermos ter algum futuro no planeta.
CO Adaptive Architecture: O caminho para uma arquitetura neutra em carbono
Julia Watson: Tecnologias baseadas na natureza e materiais radicais
Mae-ling Lokko: Fazer o edifício retornar ao solo
Carlo Ratti: Sobre arquitetura e design
Squire & Partners, SAWA e Buro Happold: Design, engenharia e recursos locais
Mario Cucinella: Projetando com a natureza
Cidades e Comunidade
Cidade é onde a vida comunitária acontece. Ou deveria acontecer, se os espaços que projetamos conseguissem lidar suficientemente bem com questões como crescimento populacional, desigualdade socioeconômica e o papel dos espaços públicos na vida das pessoas. Do ativismo do Padre Júlio Lancellotti contra a hostilidade de São Paulo às idiossincrasias locais da produção arquitetônica em Cuba, tudo acontece no espaço urbano.
Padre Júlio Lancellotti: Hostilidade e hospitalidade das cidades
Albor Arquitectos: O desafio de construir em Cuba
Vencedores do UIA 2030 Award: Cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis
Raúl Monterroso: Os valores arquitetônicos da Guatemala
Democracia e Equidade
Equidade significa garantir a todas as pessoas condições de acesso às mesmas oportunidades. Identidade de gênero, raça, religião e condição socioeconômica são apenas algumas das questões relacionadas à equidade que têm reflexos visíveis na democratização dos espaços da cidade. Da desautoridade de certos indivíduos e edifícios à produção de novos modelos e valores para o ambiente construído, as entrevistas reunidas nesta seção oferecem pontos de vista distintos sobre uma problemática comum às cidades de todo o mundo.
Adam Nathaniel Furman: Espaços queer e outras possibilidades da arquitetura
Andreas Angelidakis: Edifícios e indivíduos desautorizados
Urban Radicals: O público também tem autoria
Eva Franch i Gilabert: A produção de novos modelos e valores
Laboqueria: Sobre a proposta de relações cooperativas
Naomi Hoogervorst: a democratização do desenho
Tecnologia e Construção
Da escala urbana ao detalhe construtivo, a tecnologia é um tema que atravessa a disciplina, mostrando-se presente em muitas de nossas entrevistas. Termos como metaverso, BuildTech, impressão 3D, pré-fabricação e prototipagem são recorrentes e não surgem isolados, mas articulados de modo a pensar soluções para antigos problemas de ordem ambiental e urbana.
El Sindicato: A arquitetura como ferramenta
VAGA: Reduzir o custo de uma obra sem sacrificar a qualidade
Rafic Jorge Farah: A poesia do concreto ciclópico
messina | rivas: Sobre projeto, desenho e construção
Shigeru Ban: Sobre os recursos para construir na escassez
David Weir-McCall: Jogos e a digitalização do ambiente construído
FAR: Projeto generativo para o metaverso
Julio Vargas Neumann: O futuro do concreto armado
Gustavo Utrabo: Imprecisão, contexto e processo projetual
Terra e Tuma: Um escritório de ofício
Design e Processo de Projeto
Por condensar tantas outras áreas e por se mostrar permeável à influência de outros campos, a arquitetura apresenta um modo de fazer que acaba sendo quase que individual para cada profissional. Deste modo, não é de estranhar que o processo projetual de um arquiteto interesse outro, que inspira um terceiro e se desdobra em reflexões críticas por um quarto. Falar sobre a prática alimenta a própria prática, e por isso perguntamos a tantas arquitetas e arquitetos o que lhes inspira e como projetam.
EseColectivo: A busca pela eficiência e o trabalho no Equador
Daniel Libeskind: Sobre narrativas e a razão de construir
Studio NYALI: O papel dos arquitetos como tradutores
Matias del Campo: Estética pós-humana na arquitetura
Oleg Drozdov: Uma prática que conduz a descobertas
Ceren Arslan: Visualizações de arquitetura e a construção de narrativas
Gabriela Carrillo: Um lugar comum entre o Brasil e o México
Boonserm Premthada: A consciência é o que nos torna humanos
Ben-Avid: Projeto, desenho e palavras
Laurent Troost: Construindo em Manaus
Este artigo é parte dos Tópicos do ArchDaily: Resumo do ano. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos do ArchDaily. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.